8/8/2018 - Sorocaba - SP

Saae-Sorocaba instala hidrômetros modernos e com válvula antirretorno

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Saae-Sorocaba iniciou nesta semana a instalação de hidrômetros com nova tecnologia, também certificados pelo Inmetro e que registram com mais precisão os menores volumes de água, reduzindo as perdas nas medições. Eles também são equipados com válvulas antirretorno, que impedem a água no interior da tubulação do imóvel de voltar à rede da rua, em eventuais momentos de desabastecimento. Os novos medidores começaram a ser instalados na segunda-feira (6) no loteamento Granja Olga, em substituição a hidrômetros antigos, que, devido ao tempo de uso, podem registrar consumo inferior ao volume realmente gasto. A troca dos hidrômetros com mais de cinco anos de uso em toda a cidade faz parte do Programa de Controle e Redução de Perdas.

Os bairros na Zona Leste serão os próximos que terão os hidrômetros antigos trocados pelos equipamentos mais precisos. São hidrômetros volumétricos, cujo princípio de funcionamento é baseado na medida real de volumes, a partir do enchimento e o esvaziamento, de forma cíclica, de sua câmara. Essa característica torna-o mais sensível às baixas vazões em relação aos hidrômetros anteriormente instalados em Sorocaba, cujo princípio é o velocímetro, que registra a velocidade com que a água passa. Outra vantagem do equipamento é que, mesmo que esteja desnivelado, ele ainda registra com precisão a medição.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, explica que a substituição é realizada gratuitamente pelo Saae-Sorocaba. A exemplo da instalação de macromedidores nas redes do Saae-Sorocaba, a substituição de hidrômetros visa reduzir as perdas na distribuição de água tratada, conforme recomendação do prefeito José Crespo. Esse trabalho iniciou há dois anos e foi intensificado a partir do último mês de dezembro. Neste ano foram substituídos 18 mil hidrômetros até o momento. A intenção é trocar gradativamente e sem interrupção para possibilitar com que todos os cerca de 220 mil hidrômetros instalados em imóveis pela cidade nunca ultrapassem os cinco anos de vida útil. De acordo com o Inmetro, após os cinco anos a mensuração do hidrômetro pode deixar de ser a correta.

Atenção à identificação dos profissionais

Os profissionais que realizam a troca de hidrômetros para o Saae-Sorocaba jamais solicitam qualquer pagamento. A substituição do equipamento é gratuita e não existe a necessidade de o serviço ultrapassar o local onde está situado o hidrômetro.

Todos os profissionais utilizam crachá de identificação e trabalham uniformizados, com camisa azul-claro, calças azul-anil e sapatos pretos, com a inscrição “A Serviço do Saae Sorocaba”.

Quem tiver dúvida ao receber a visita para a substituição deve pedir orientações ao Saae/Sorocaba por meio dos telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) ou 3224-5969.