10/7/2019 - Sorocaba - SP

Revolução Constitucionalista de 32 é celebrada em Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Mais de mil pessoas foram até a  Praça 9 de Julho acompanhar a cerimônia e o desfile

Ao som do hino nacional e de hinos que reverenciam a Revolução Constitucionalista de 32 tocados pela banda da Polícia Militar, mais de mil pessoas, segundo a PM, participaram da cerimônia de aniversário do movimento  histórico armado, que ocorreu no Estado de São Paulo e que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

O Orador da solenidade foi o professor e  historiador de Sorocaba, Adilson Cézar, presidente do IHGGS. Ele lembrou a data fazendo uma homenagem ao movimento. “Só podemos entender os motivos que levaram o estado de São Paulo a essa revolução se nos debruçarmos no processo histórico e nele percebermos a existência de valores muitos superiores a manutenção da própria vida. São Paulo realizou com dignidade a Revolução Constitucionalista de 32 e por isso comemoramos essa data. Não é pela luta fraticida, mas acima de tudo pela manutenção da nossa dignidade. Essa revolução foi derrotada pela força das armas, entretanto comemoramos um estado de São Paulo moralmente vitorioso e precisamos passar principalmente às novas gerações essa experiência ímpar, cujo conteúdo está recheado de valores que nos fazem orgulhosos nessa nossa ancestralidade”. Discursou o historiador Adilson Cézar.

Na cerimônia, o secretário da Segurança e Defesa Civil de Sorocaba Coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho representou o prefeito José Crespo, que está afastado das atividades esta semana por problemas de saúde. O secretário também destacou a importância de preservar as memórias da revolução de 32. “É o povo que preserva a sua história e a mantém viva. Mais uma vez o povo paulista em 32, mostra sua força e dever de direito. Parabéns aos jovens e aos pais que trouxeram seus filhos para mais um evento nesta Praça 9 de Julho, onde temos aqui, um monumento em Sorocaba, que reverencia o movimento de 32”, destacou o secretário da segurança e defesa civil.

A solenidade também contou com as presenças da vice-prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho, do Comandante da GCM Marcos Mariano, do ouvidor da GCM Roberto Carvajal, do secretário de cultura Rinaldo Nunes da Silva, do secretário de igualdade e assistência social Jefferson Sérgio Calixto e do secretário de comunicação e eventos Gilberg Antunes.

A cerimônia terminou com um desfile no entorno da Praça 9 de Julho que contou com a participação de vários grupos de escoteiros de Sorocaba. O desfile de carros oficiais encerrou o dia das lembranças históricas de 32.