15/12/2010 - Sorocaba - SP

Rescaldo da chuva aponta 176 ocorrências

da secretaria de comunicação da prefeitura de Sorocaba

A Defesa Civil de Sorocaba divulgou no início da noite desta terça-feira (14) o boletim após a chuva de fortes proporções que atingiu Sorocaba no meio da tarde de segunda-feira (13). O saldo foi de 176 ocorrências, entre quedas de árvores, destelhamento e enxurradas. Não houve desabrigados.

Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), da Urbes – Trânsito e Transportes, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Guarda Municipal, além da CPFL Piratininga e Corpo de Bombeiros, estão nas ruas desde o final das chuvas, atendendo as ocorrências. Os trabalhos prosseguem com as vistorias técnicas nas áreas de risco pela Defesa Civil até a situação normalizar em relação à chuva. A Guarda Municipal está monitorando as áreas de risco da cidade, para avaliar e informar à Defesa Civil com relação a danos provocados pelo episódio e que ainda não foram registrados.

Os dados apresentados apontaram que temporal foi do tipo tromba d'água, com 75 milímetros em duas horas. Além disso, ventos de até 97 km/hora atingiram várias regiões da cidade, ocorrência só vista em Sorocaba há 12 anos, em 1998.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery, nas últimas 24 horas houve precipitação somando 117 milímetros o que, pelos critérios da Defesa Civil Estadual, classifica a cidade em estado de atenção. Com isso, o monitoramento das áreas de risco de desmoronamento é intensificado.