29/3/2011 - Sorocaba - SP

Reportagem do 'Estadão' destaca a Educação em Tempo Integral de Sorocaba

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Em reportagem de página publicada neste domingo (27), no jornal o Estado de São Paulo, o “Estadão”, um dos mais respeitados diários da América do Sul, destacou a Educação em Tempo Integral – Oficina do Saber, programa que beneficia 6.100 crianças da rede municipal de ensino de Sorocaba. A reportagem fala sobre a educação integral do país e a proposta que tramita no Congresso de que, até 2020, 50% dos estudantes da educação básica permaneçam o dia todo na escola.


Com o título “Sorocaba aposta em oficinas e colhe resultados no Ideb”, o texto assinado pela jornalista Ocimara Balmant, ressalta a acentuada melhora no desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A jornalista esteve em Sorocaba na última quinta-feira (24), quando visitou duas escolas que fazem parte do programa e conversou com alunos. Além do texto, duas fotos do fotógrafo sorocabano Epitácio Pessoa, sendo uma delas de atividade desenvolvida no interior do prédio da Oficina do Saber, ilustram a reportagem.

O aluno Pablo Henrique de Souza, de 7 anos, estudante da EM “Paulo Fernando Nóbrega Tortello”, do Parque das Laranjeiras, foi destaque na reportagem. O garoto é levado diariamente à escola pelo pai e os dois vão de bicicleta pela ciclovia que passa perto da escola, fato que chamou a atenção da repórter. “Toda escola integral possui um painel de desempenho onde exibe os resultados do Ideb”, ressalta um trecho da reportagem.

De acordo com o prefeito, a meta é ampliar para 10 mil alunos na Escola em Tempo Integral até o final de 2012. “Estamos construindo quatro novos prédios próprios para a Oficina do Saber e vamos licitar outras unidades de forma a proporcionar espaços adequados para a realização das atividades”, destacou o prefeito Vitor Lippi.