16/9/2020 - Sorocaba - SP

Regiões do Éden/Cajuru/Aparecidinha terão rodízio de abastecimento

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em decorrência do alto consumo que vem sendo verificado na cidade como um todo, com picos que chegam a 50% acima da média considerada normal, e a falta de previsão de chuvas significativas nos próximos dias, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba definiu que será necessário a implantação de um sistema de rodízio no abastecimento de água nos bairros integrantes das regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Zona Industrial, a partir da próxima quinta-feira (17).

A autarquia anunciou a medida em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (14), na sua sede administrativa, localizada no Jardim Santa Rosália, e a decisão pelo rodízio ocorreu depois que seus técnicos, engenheiros e diretores analisaram os diversos pontos da situação, como a atual situação das represas que compõem o sistema Castelinho/Ferraz, que abastecem a Estação de Tratamento de Água do Éden.

De acordo com os números computados nas últimas horas, as duas represas apresentam níveis preocupantes, operando com 18% a 20% de sua capacidade total, e com declínio diário, resultado da redução drástica dos índices pluviométricos, em especial nos últimos meses de julho, agosto e setembro, quando o volume de chuvas foi insuficiente para a recuperação dos mananciais, aliado às altas temperaturas verificadas nos últimos quinze dias, que demandaram a exploração máxima do sistema, dado o aumento exorbitante no consumo por parte da população.

Foram notados picos de 50% de aumento de consumo em relação à média histórica para as regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Zona Industrial, com elevação praticamente constante de 20% no consumo ao longo dos últimos cinco meses, decorrência da pandemia da Covid 19, devido ao fato das pessoas permanecerem em suas residências, como forma de prevenção e combate ao coronavírus.

Desta forma, a autarquia verificou que se não forem tomadas ações neste momento, os dois mananciais correm o risco de chegar a um ponto crítico, impossibilitando a captação, visto que não há previsão, pelo menos em curto prazo, de precipitações em volume significativo, que permitam a recuperação.

Desta forma, a autarquia entende que se faz necessária a redução imediata da vazão captada, com a adoção de rodízio de abastecimento e a ampliação do reforço proveniente do sistema Itupararanga/ETA Cerrado.

Ações definidas para o plano de rodízio

O sistema de rodízio abrangerá, neste momento, somente a região atendida pela ETA/Éden, no formato 12 por 12 horas (12 horas de interrupção seguidas de 12 horas de abastecimento normal).

Para isso, o sistema atendido pela ETA/Éden foi dividido em três grupos, com números de ligações de água, bem como consumo médio, que permitem o atendimento com a redução da exploração dos mananciais (sistema represas Castelinho/Ferraz), e também que possibilitem as manobras operacionais, considerando a malha do sistema de abastecimento.

A cada dia, um desses grupos ficará um período de 12 horas sem abastecimento e terá o abastecimento normalizado por 12 horas. Estima-se que a população abrangida pelo sistema de rodízio seja de aproximadamente 52 mil pessoas, assim divididas: região do Éden (25 mil pessoas); região do Cajuru (14 mil pessoas) e região de Aparecidinha (13 mil pessoas).

noticias.sorocaba.sp.gov.br-saae-implanta-rodizio-na-regiao-do-eden-cajuru-aparecidinha-a-partir-de-5a-feira-saae-coletiva-de-imprensa-1_2

Particularidades

Em virtude da região do Éden possuir característica comercial maior, quando comparada à região do Cajuru, ficou determinado que o abastecimento dos bairros que compõem a região do Éden será realizado no período diurno, e a região do bairro Cajuru será abastecida no período noturno. A região do bairro Aparecidinha, que inclui o Jardim Ouro Branco, será abastecida no período diurno, devido às condições operacionais, bem como pela especial condição de existir nesta região o Centro de Detenção Provisória, a Penitenciária de Sorocaba e a Fundação Casa.

Desta forma, as regiões serão atendidas da seguinte forma, a partir de quinta-feira (17) :

• Região do Éden: abastecida das 6h às 18h; interrupção das 18h às 6h;

• Região do Cajuru: abastecida das 18h às 6h; interrupção das 6h às 18h;

• Região de Aparecidinha: abastecida das 6h às 18h; interrupção das 18h às 6h.

Está definido também que será garantido o abastecimento, por meios regulares ou alternativos (caminhões-tanque), dos usuários que prestam serviços essenciais, tais como hospitais, maternidades, unidades de saúde, unidades do sistema prisional, creches, escolas, Corpo de Bombeiros etc., e para tanto a autarquia possui uma listagem destes clientes.

A autarquia esclarece ainda que, considerando as características topográficas das regiões e as particularidades do sistema de distribuição, é possível que o período de estabilização do sistema após a retomada do abastecimento se prolongue, principalmente nas partes mais altas.

Reavaliação

Após um ciclo de sete dias, a direção e corpo técnico do Saae/Sorocaba se reunirá novamente, para avaliar e discutir os resultados do rodízio e definirá pela sua continuidade ou não, bem como pela manutenção ou alteração dos períodos de abastecimento e interrupção.

Quando da normalização dos níveis dos mananciais, detectada pelo monitoramento diário dos mesmos, e com a previsão da ocorrência de precipitações significativas, que tragam segurança ao sistema de abastecimento de água, a autarquia deliberará pelo fim do sistema de rodízio e posteriormente pelo encerramento do plano de racionamento.

O corpo diretivo e de técnicos e engenheiros da autarquia estima que com a realização deste sistema de rodízio no abastecimento haja uma redução significativa do volume captado nos mananciais Ferraz/Castelinho, em torno de 70%, permitindo a operacionalização da distribuição de água de uma forma que não exista falta de água o tempo todo.