18/3/2011 - Sorocaba - SP

Provedor da Santa Casa vai à Câmara esclarecer dúvidas de vereadores

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Reclamações no atendimento da ortopedia motivaram o convite

O provedor da Santa Casa, José Antonio Fasiaben, esteve na Câmara Municipal nesta quinta-feira, após a sessão ordinária para falar sobre problemas de atendimento na ortopedia do hospital.

Acompanhado do diretor clínico, Fabiano Cardoso Boasorte, o provedor respondeu aos questionamentos dos vereadores, principalmente da Comissão Educação, Saúde Pública e Juventude, presidida por Neusa Maldonado (PSDB), com Izídio de Brito (PT) e Claudemir Justi (PSDB) como membros.

Segundo informaram, há um acordo com a prefeitura de que até quarta-feira o hospital estaria em plena atividade na área de ortopedia – o que foi atendido – e até dia 25 será anunciada uma solução para os problemas da Santa Casa, não só para Pronto Socorro. “Estou confiante que até o dia 25 o problema no PS e no atendimento SUS esteja resolvido. Espero que isso ocorra”, disse Fasiaben.

Os médicos foram enfáticos. O problema da Santa Casa é financeiro. Segundo o provedor, o repasse do SUS (Sistema único de Saúde) por procedimento representa 60% do valor real de custeio. Fasiaben também apontou que a Santa Casa é o único hospital com Pronto Socorro de portas abertas em Sorocaba, que atende inclusive toda a região.

O provedor da Santa Casa frisou que o problema não é exclusivo de Sorocaba. O atendimento da demanda regional também agrava o problema.

Izídio de Brito falou sobre o grande número de reclamações quanto a falta de atendimento na área de ortopedia. Em resposta, o diretor clínico afirmou que não houve greve e que a paralisação iniciada em 10 de fevereiro atingiu o serviço de retaguarda (internação) e não do atendimento de urgência não houve omissão de atendimento.

O provedor do hospital e o líder do Governo, vereador José Francisco Martinez (PSDB), esclareceram que não existe divergências entre Santa Casa e prefeitura e reiteraram o interesse de ambos em manter a parceria.