22/4/2019 - Sorocaba - SP

Projetos na área da Mobilidade Urbana são apresentados na 26ª Semana da Engenharia

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Trânsito, transporte e revitalização urbana, estes foram os assuntos apresentados aos alunos e professores da Facens, na Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, pelo secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, e por Luiz Alberto Fioravante, secretário Municipal de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, em dois dias do evento que chega neste ano a 26ª edição.

Na quarta-feira (17), Fioravante apresentou a uma sala de 100 alunos o projeto VLT com avaliações de toda a extensão da malha ferroviária sorocabana.  Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os estudos detalhados de como serão as recuperações das áreas, que resultarão na valorização de toda a região que comportará as estações.

“Nosso projeto é uma meta deste governo e demonstra um avanço grande na área da mobilidade urbana. O VLT junto ao BRT (ônibus de trânsito rápido), serão integrados.  O VLT circulará dentro da cidade desde a região próxima de George Oeterer, na divisa com Iperó, até o bairro de Brigadeiro Tobias. Nesse percurso haverá modernos pontos de embarque e desembarque de passageiros, inclusive utilizando a antiga Estação Ferroviária no centro e um ponto de embarque e desembarque no Alto da Boa Vista, que concentra os serviços administrativos da cidade, com o ponto final na estação desativada de Brigadeiro Tobias”, revelou Fioravante.

O projeto VLT de Sorocaba está entre os cinco melhores projetos de mobilidade urbana do mundo. A classificação ocorreu durante um Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado na Espanha e apresentado pelo prefeito José Crespo.  Todo trabalho envolvendo a implantação dos dois sistemas contam com parcerias. “ Os nossos sistemas de VLT e BRT serão privados, concessão de 20 anos. Isso irá garantir a continuidade do sistema e agilidade nas manutenções.  Além disso, Fioravante falou sobre a integração com a mobilidade nacional, por meio do aeroporto de Sorocaba, processo já está encaminhado e autorizado, depois de reuniões e tratativas com governo estadual. Todas estas ações vão resultar em um impacto positivo na reurbanização da cidade.

Na quinta-feira (18), véspera do feriado da sexta-feira Santa, foi a vez do representante nacional dar uma aula Magna sobre o trabalho desenvolvido dentro da secretaria. No auditório da Facens, uma plateia aproximadamente de 200 pessoas conheceu os planos do governo Bolsonaro e o foco em mobilidade que, nos dias atuais, faz-se necessário para desenvolvimento de um município.  Pejo apresentou as diretrizes técnicas e recomendações para o planejamento, implementação e gestão da mobilidade urbana atrelada a energética eficiente das cidades brasileiras. A mobilidade aeronáutica foi um dos tópicos abordados, citando inclusive a integração do aeroporto da cidade com outros nacionais. Ao fim, Pejo ressaltou que o trabalho desenvolvido por ele e que também vem sendo realizado em Sorocaba tem por objetivo aumentar número de pedestres e ciclistas e diminuir o número de motoristas. Também esteve presenta a secretária de Planejamento e Projetos, Mirian Zacarelli.

Visita ao gabinete do prefeito José Crespo

Ao chegar em Sorocaba, Jean Carlos Pejo, acompanhado de Fioravante, foi até o gabinete do prefeito José Crespo para reencontrar o amigo de longa data. Os secretários também estavam com presidente da Associação Brasileira da Indústria ferroviária, Vicente Abate, e Ricardo Carvalho de Sanctis. Entre os assuntos, Crespo colocou Sorocaba à disposição para projetos pilotos principalmente na área ferroviária, ressaltando o projeto VLT, que já encontra- se já em andamento.

“Desde que eu soube que Pejo assumiu este cargo no governo Bolsonaro, tenho certeza que esta área terá um grande impulso e hoje eu abri a Prefeitura de Sorocaba para todos os projetos que necessitem de apoio do governo municipal”, disse Crespo.

“ Sorocaba é um município que eu tenho um carinho especial e com certeza,com os programas que estamos desenvolvendo,  e com a vontade do meu amigo e prefeito Crespo e de sua equipe, não há dúvida que trabalharemos em conjunto. Quem ganha com isso é a população da cidade”, finalizou Pejo.