15/3/2011 - Sorocaba - SP

Projeto que institui Expo-Literária entra em segunda discussão

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

De autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), a proposta garante a realização anual do evento, que corria o risco de ser extinto

O projeto de lei de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que inclui a Expo-Literária na legislação municipal, entra em segunda discussão na sessão desta terça-feira (14). O texto do projeto prevê que o evento seja realizado no segundo semestre de cada ano ímpar, ou seja, torna a Expo-Literária uma bienal, o que deverá ampliar sua dimensão e alcance. A propositura já prevê a realização do evento este ano, e foi aprovada em primeira discussão por unanimidade na última sessão. 

No ano passado o evento deixou de ser realizado, e corria o risco de ser extinto. “Com esse projeto de lei, garantimos a realização da Expo-Literária em Sorocaba. Esse evento já mostrou que tem um grande potencial para elevar o nome de nossa cidade em nível nacional. Queremos, com ele, garantir que nossos cidadãos tenham contato com escritores de projeção regional e nacional”, defende Neusa Maldonado. 

Diante das informações da extinção da Expo-Literária, diversas autoridades da cultura sorocabana e da intelectualidade de nossa cidade nos procuraram visando garantir a continuidade desse evento, vindo inclusive à Câmara Municipal para nos apresentar seus pontos de vista. Assumi, diante desse fato, o compromisso público de incluir a Expo-Literária na nossa legislação municipal”, argumenta a vereadora na justificativa do projeto.

 O texto da proposta também prevê que a Expo-Literária congregue, em seu bojo, os eventos afins devidamente previstos em lei municipal. Segundo a autora do projeto, esse artigo garantirá que o evento adquira proporções maiores que as atuais, ampliando seu alcance. 

A Semana do Livro é anual e busca lançar ao público os produtos culturais de escritores e intelectuais de Sorocaba e região. Já a Expo-Literária será bienal, expondo, além de obras de sorocabanos e escritores regionais, trabalhos de artistas e intelectuais de todo o território nacional. Ou seja, todo ano haverá um evento contemplando nossos escritores, mas a cada dois anos, o evento será muito grande”, destaca