13/9/2017 - Sorocaba - SP

Projeto obriga divulgação de pacientes que aguardam vagas para a internação

da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba

Projeto de lei, apresentado pela vereadora Cíntia de Almeida (PMDB) nesta terça-feira (12), na Câmara de Sorocaba, obriga a Prefeitura a divulgar a relação de pacientes que aguardam vagas para internação, há mais de 48 horas, na rede pública de saúde do município.

“Nosso objetivo é dar mais transparência à situação para que os pacientes e seus parentes possam se orientar melhor nesse momento difícil de uma doença ou de uma intervenção hospitalar, pois a espera angustia e a falta de informação desespera”, disse a vereadora.

De acordo com a proposta, o município terá de publicar no Jornal do Município e no Portal da Prefeitura (internet), bem como afixar cartazes atualizados em locais visíveis ao público nas unidades de saúde (hospitais, UPHs, UPAs e UBSs), as iniciais dos pacientes em espera.

Também deverão ser divulgados o número do documento de entrada de cada um, a idade, o sexo, a cidade em que residem, a data em que entraram na unidade; a data, o dia e a hora em que foi solicitado o pedido de internação e para qual unidade hospitalar foi a solicitação.

Além disso, o documento de divulgação deverá indicar o tipo de internação solicitada: se foi para UTI, leito normal ou outro tipo ainda. E todas as informações deverão ser retiradas imediatamente após a saída dos pacientes envolvidos das unidades de saúde.

(Assessoria de imprensa – vereadora Cíntia de Almeida – PMDB)