11/2/2019 - Sorocaba - SP

Programa Recupera Sorocaba: integração em prol da população

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Uma força-tarefa entre várias secretarias, com diversas equipes trabalhando juntas para empreender melhorias em todos os bairros da cidade. Esse é o objetivo do programa “Recupera Sorocaba”, lançado no dia 21 de agosto deste ano, pelo prefeito José Crespo. Iniciativa da Secretaria de Comunicação e Eventos, o programa consiste em formar grupos de trabalho com profissionais de diferentes pastas para realizar serviços de tapa-buraco, limpeza e desobstrução de sarjetas, pintura, sinalização, iluminação, roçagem e poda de árvores, conservação, criação de espaços públicos de convivência e outras ações simultâneas, de acordo com as necessidades de cada região.

Em apenas cinco meses, o programa já beneficiou 17 bairros das zonas Sul, Norte, Oeste e Centro de Sorocaba. Os primeiros bairros a receberem o programa foram os Jardins Sandra e Emília, ambos na Zona Sul. Nos locais, cujas melhorias foram entregues no dia 1º de setembro do ano passado, foram realizadas diversas ações de melhorias, entre as quais, a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por  exemplo fez a capinagem de calçadas, roçagem de canteiros e praça, podas de árvores e plantio de 10 ipês no local. A Urbes – Trânsito e Transportes e Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade cuidou da organização do trânsito na região, manutenção nas placas verticais, na sinalização de solo e nos pontos de ônibus. Além da instalação de um abrigo novo na praça do trabalhador, dois abrigos recuperados e limpos e sete postes de madeira substituídos por postes de ferro com placa de ponto de ônibus.

A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) realizou a operação tapa-buraco, revitalização de uma quadra poliesportiva, com pintura, sinalização e demarcação do solo, tabela de basquete colocada, revitalização das traves do gol, também foi feita a capinação, e houve manutenção na iluminação pública.

Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizou a limpeza e pintura de 131 bocas de lobos e galerias pluviais no entorno da região. A Secretaria de Saneamento (Sesan) fez a varrição e limpeza de vias públicas e logradouros, além da reposição de novos contêineres de 1mil litros cada e limpeza de outros.

De plantio de mudas à academia ao ar livre…

Já a segunda edição do programa beneficiou os bairros Wanel Ville (1 ao 5), além do Parque Esmeralda e Vitória Ville. Nesses locais, a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) fez os serviços de roçagem em áreas públicas e praças, além de podas de árvores. Foram plantadas 45 mudas de árvores na Praça “Antonia dos Reis de Oliveira”. O local ganhou mudas de ipê-branco, ipê-roxo, pau-brasil, cabreúva, entre outras espécies nativas. Além disso, foram doadas 150 mudas de 03 espécies: grumixama, ipê roxo e ameixa amarela.

A Urbes – Trânsito e Transportes e Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade realizou a manutenção de todas as lombadas, faixas de pedestres e faixas elevadas do bairro, além de recuperação da sinalização em 8 ruas e 2 avenidas. Um novo semáforo foi implantado na avenida Paulo Emanuel com a rua Antônio Bravo Plaça. Ao todo, foram realizados 5 mil m² de sinalização de solo, além da instalação de 50 novas placas de sinalização. Também foram feitas trocas dos postes que indicam parada de ônibus e troca do abrigo de ônibus de madeira. A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) – A praça Antonia dos Reis Oliveira ganhou uma academia ao ar livre com vários equipamentos esportivos. Foram realizadas operação tapa-buracos, retirada de entulho em área pública, a aplicação de fresado e patrolamento em estradas de terra do Vitória Ville.

Também foram realizadas capinação em calçadas públicas, manutenção na iluminação pública e do campinho da Praça ao lado do cemitério Santo Antônio. A Secretaria de Saneamento (Sesan) – Serviços de varrição das principais vias e limpezas dos canteiros e praças. Também foram recolhidos resíduos volumosos de algumas áreas. No primeiro semestre deste ano, a Sesan já havia disponibilizado ao bairro cerca de 250 contêineres de 1 mil litros cada, otimizando a coleta, facilitando para os moradores a deposição do lixo doméstico, tornando o bairro mais limpo.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou a limpeza e lavagem preventiva de aproximadamente 18 quilômetros de redes coletoras, o que vai evitar entupimentos e vazamentos de esgoto. Também a construção de 660 metros de nova rede coletora para atender três loteamentos: Vita Bela, Vila Bela e Felicitá. Também foi realizado a limpeza e desentupimento e pintura de aproximadamente 500 bocas de lobo, o que garante fluidez da água da chuva, evitando alagamento e empoçamento nas vias.

A 3ª edição do programa Recupera Sorocaba, que leva o trabalho de revitalização aos bairros de Sorocaba, foi realizada no último 24 de novembro. Desta vez, os bairros contemplados foram o Jardim Brasilândia, a Vila Gomes e a Vila Fiori, onde fica o tradicional Mercado Distrital, que também foi revitalizado recebendo várias melhorais. Não só o mato tomou conta dos arredores do Mercado, bem como a infraestrutura do prédio que não oferecia segurança aos comerciantes e aos clientes do local. O trabalho incluiu a troca de piso, pintura nova e reformas dos banheiros que estavam impossibilitados de serem usados por sua precariedade. Foi implantada, inclusive, uma academia ao ar livre no estacionamento do Mercado.

Já a quarta edição do Recupera levou as ações para a região central da cidade, por onde circulam mais de 90 mil pessoas diariamente e residem mais de 10 mil pessoas, além de milhares de estabelecimentos comerciais. Dentre os serviços desta edição, a Serpo realizou a troca dos pisos danificados, especialmente da Praça Coronel Fernando Prestes, a capinação das vias e as operações de tapa-buraco em várias ruas do centro de Sorocaba. A Sema, por sua vez, realizou a poda dos coqueiros existentes ao redor do Mercado Municipal entre outros serviços de manutenção. O Saae-Sorocaba, que também participou desde a primeira edição do Recupera Sorocaba, fez a limpeza e pintura das bocas de lobo, além da limpeza preventiva das redes coletoras de esgoto. Enquanto isso, a Urbes revitalizou a sinalização das vias e placas indicativas.

Muito mais por Sorocaba!

Fases do trabalho das secretarias e dos alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens)

 

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/galeria/acoes-recupera-sorocaba-sao-bento-i-e-ii/