21/6/2017 - Sorocaba - SP

Professora recebe a Comenda Mérito em Educação em sessão solene na Câmara Municipal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A iniciativa da homenagem foi do vereador Fernando Dini (PMDB), que ressaltou os relevantes serviços prestados ao município pela professora Leonette Georges Kayal Stefano

A professora Leonette Georges Kayal Stefano, que exerceu o magistério em Sorocaba durante 43 anos, foi homenageada com a Comenda Mérito em Educação em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de terça-feira, 20. A iniciativa da homenagem foi do vereador Fernando Dini (PMDB), que ressaltou os relevantes serviços prestados pela homenageada à população de Sorocaba por meio de seu compromisso com a educação.

Além de Fernando Dini, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: vereador José Francisco Martinez (PSDB); Gilberto Fernandes Tenor, presidente da Sociedade Numismática Brasileira; e Paulo Rodrigues da Silveira, amigo da homenageada. O evento, transmitido ao vivo pela TV Legislativa, contou com apresentações musicais de Auro Camargo (voz e teclado), que interpretou sucessos da chanson française (canção francesa) e da MPB.

Leonette Georges Kayal Stefano nasceu em 22 de agosto de 1934, em Beyrouth, no Líbano, filha de George Daoud Kayal e Eugene Dib Kayal. Chegou ao Brasil no dia 22 de outubro de 1952, com toda sua família (seus pais e seus irmãos), vindo direto para Sorocaba, uma vez que sua avó materna e seus tios já estavam radicados na cidade.

Em 1958 casou-se com Nassif Stefano, com quem teve três filhos: Gisele Stefano, Carlos Alberto Stefano e Paulo Roberto Stefano. “Seu amor por Sorocaba e pelos sorocabanos foi imediato”, afirma Fernando Dini, observando que a homenageada adaptou-se rapidamente à sua nova terra, pois logo no dia 1º de março de 1953, alguns meses depois de sua chegada, iniciou suas atividades profissionais como professora de francês, língua na qual já era fluente.

Cidadã Sorocabana - Após exercer o magistério durante 43 anos de trabalho, Leonette Stefano aposentou-se como diretora da Escola Municipal Achilles de Almeida. Em virtude dos serviços que prestou à educação no município, também já havia sido homenageada com o Título de Cidadã Sorocabana, em 1999, concedido por iniciativa do vereador José Francisco Martinez (PSDB).

Graduada em Francês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Paulo e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tatuí, Leonette Stefano também tem habilitação em Administração Escolar. Foi professora de francês de diversas escolas de Piedade e Sorocaba, entre elas, as escolas Ginásio Acadêmico Anchieta, Organização Sorocabana de Ensino, Getúlio Vargas, Achilles de Almeida, Arthur Cyrillo Freire, Arquimínio Marques da Silva e do curso para os engenheiros da antiga Fepasa.

Também foi assistente de diretor das escolas Arthur Cyrillo Freire e Achilles de Almeida e diretora desta última, além de chefe da Divisão de Educação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Sorocaba de 1987 a 1988. Integrou diversas comissões e bancas examinadoras na área da educação e participou, como palestrante, de diversos congressos da área.