17/4/2017 - Sorocaba - SP

Prefeitura recompõe equipes do Arquivo Público e Histórico Municipal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura está recompondo os membros que contribuem com a organização do Arquivo Público e Histórico Municipal (APHM). Os responsáveis pelas 22 secretarias municipais têm até esta terça-feira (18) para indicar os profissionais de cada uma das próprias secretarias atuarem como membros.

O Arquivo Público e Histórico Municipal de Sorocaba (APHM) é o responsável pelas regras e critérios de classificação, controle, digitalização, microfilmagem, guarda/gestão/destruição de todos os documentos no município, em todo os suportes, além de otimização dos fluxos de trabalhos.

A necessidade de indicar novos membros dá-se porque, com a posse em 2017 do prefeito José Crespo, muito dos profissionais que até 2016 representavam cada uma das secretarias neste trabalho se desligaram ou agora atuam em outras pastas.

Os indicados vão compor as Subcomissões de Avaliação de Documentos e Acesso, e também a Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (Cada). A Secretaria de Planejamento e Projetos é a responsável pelo APHM.

As atribuições

As Subcomissões de Avaliação de Documentos e Acesso possuem a incumbência de identificar e avaliar os documentos da sua área de atuação e apresentar uma proposta de Plano de Classificação de Documentos (PCD) e a Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD).

Também deve colaborar em todas as demais atividades do Arquivo Público e Histórico Municipal, que sejam relacionadas à gestão documental.

Já a Cada atua como órgão deliberativo dos Instrumentos de Gestão Documental (Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos) e também deve apreciar os demais encaminhamentos propostos pelo APHM.

O organograma

Além da Cada e das Subcomissões de Avaliação de Documentos e Acesso e da Cada, o organograma do APMH também conta com o Comitê Coordenador do Arquivo Histórico de Sorocaba.

O APMH foi instituído pelo decreto municipal 22.047/2015, em atendimento à lei federal 8.159/1991.