24/4/2019 - Sorocaba - SP

Prefeitura promove arborização em calçadas de espaços municipais

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema), realiza, durante o mês de abril, o preparo da calçadas de espaços públicos para a arborização urbana. São cerca de 400 próprios públicos municipais que vem sendo vistoriados para medição, corte e plantio de árvores em calçadas.

Para receber uma muda, a calçada deve ter uma faixa de serviço com largura mínima de 0,70m e uma faixa de passeio, destinado exclusivamente à circulação de pedestres, com no mínimo 1,20 m de largura, de acordo com a norma ABNT NBR 9050. Os espaços que possuem essas características, além da faixa de serviço livre de postes e encanamentos estão aptos ao plantio.

O plantio tem como objetivo promover a arborização urbana, melhorando o ambiente urbano. As árvores no meio urbano possuem diversos benefícios, entre eles, servir de barreira física aos raios solares, controle de temperatura e umidade devido a evapotranspiração, a purificação do ar e absorção de carbono, diminuindo a presença de material poluente particulado no ar, a infiltração e interceptação da água da chuva, redução de ruídos além da beleza cênica e abrigo para a fauna.

A ação é realizada em três etapas: a primeira delas é a vistoria, caracterizando a natureza da calçada; a segunda é o corte do concreto da calçada, que vem sendo feito por uma equipe especializada da Coopereso (Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região), que faz o corte e destina o resíduo para aterro de inertes; e a terceira e última etapa, que é o plantio de mudas realizado pela Seção de Arborização, Manejo e Recuperação Ambiental.

Até o momento já foram plantadas 80 mudas em 9 espaços municipais, são eles: E.M. Inês Rodrigues Cezarotti, Unidade Sabetudo do Bom Sucesso, E.M. José Carlos Florenzano, Unidade Sabetudo do Santa Esmeralda, E.M. Marina Grohman, E.M. Profa. Dolores, E.M. Prof. Flávio Glagliardi Silva e na Sede da SEMA.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas em contato pelo e-mail doacaodemudas@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3228-1256.

Muito mais por Sorocaba!