29/11/2010 - Sorocaba - SP

Prefeitura inicia transporte de mudas para a área do Mega Plantio

da Assessoria de Imprensa

Maior ação desenvolvida até o momento dentro do Plano Municipal de Arborização, o Mega Plantio dará à cidade 50 mil novas mudas de árvores neste domingo (5 de dezembro), às 9h. A Prefeitura de Sorocaba iniciou nesta segunda-feira (29) o transporte das mudas, produzidas no viveiro da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” (P1), no Mineirão, para o local do plantio: uma área de 300 mil m² ao longo do Rio Sorocaba, entre o Jd. Santa Marina e o Jd. Santo André II, na Zona Norte.

O Mega Plantio possibilitará o reflorestamento de alguns pontos da margem do Rio Sorocaba, com 30% de árvores frutíferas e 70% de nativas, de espécies como o cedro rosa, ingá, angico, peroba rosa, jequitibá, amora, pitanga, araçá, jaca e goiaba. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) vem atuando na preparação do terreno para os plantios, com a limpeza do local, a abertura dos berços e aplicação de adubo e nutrientes para adequação do solo.

O transporte e a distribuição das 50 mil mudas entre os setores do Mega Plantio deve terminar nesta quarta-feira (1º de dezembro). Todos os exemplares foram produzidos no viveiro da P1, fruto de uma parceria com a Prefeitura que conta com um estoque de 150 mil mudas de 80 espécies diferentes. Supervisionado pela Seobe, o programa busca aliar melhorias às condições ambientais e climáticas da cidade com a oportunidade de inclusão social do reeducandos em regime semiaberto.

Com cerca de 300 mil metros quadrados de área verde, ao longo do Rio Sorocaba, a área do Mega Plantio tem início no Jd. Santa Marina e vai até o Jd. Santo André II, nos antigos pontos de inundações onde antes moravam algumas das famílias transferidas para o Jardim Renascer. Nos próximos anos, as obras se juntarão ao Parque da Formosa e somarão um complexo ambiental com mais de 580 mil m² na Zona Norte, área equivalente a quase oito vezes o tamanho do Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

A expectativa da Prefeitura é mobilizar cerca de cinco mil voluntários para viabilizar o plantio das 50 mil mudas em uma hora. As pessoas interessadas em participar do evento devem se cadastrar gratuitamente, enviando um e-mail para megaplantiosorocaba@gmail.com, e informar o número de participantes. Para grupos fechados com mais de 15 pessoas, a Prefeitura disponibilizará transporte. Mais informações com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), pelo telefone 3238.2131.