30/11/2010 - Sorocaba - SP

Prefeitura entrega 50 bicicletas para as cooperativas de reciclagem

 

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), entregou no final da tarde desta segunda-feira (29) 50 bicicletas para as quatro cooperativas de reciclagem da cidade – Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso), Catares, Reviver e Ecoeso. Os equipamentos serão distribuídos a 50 cooperados, já selecionados pelo presidente de cada cooperativa, para auxiliá-los no transporte de casa para o trabalho e do trabalho para a casa.

O prefeito de Sorocaba, que fez a entrega das bicicletas, parabenizou o trabalho dos cooperados de Sorocaba. “As cooperativas de reciclagem dobraram a produção de material reciclável nos últimos dois meses. Estas bicicletas são como um presente para os cooperados. A bicicleta é um transporte social, eu acredito muito nela: além de pesar menos no bolso, faz bem à saúde. E quem faz atividade física vive mais e melhor”, comenta.

De acordo com o secretário de Parcerias, a ideia de doar bicicletas aos cooperados surgiu depois de um “desafio” feito às cooperativas. “Em visita a uma delas, um grupo de cooperados me pediu uma bicicleta para se deslocar de casa ao trabalho. Eu disse a eles que, se dobrassem a produção de material reciclado na cidade, eu conseguiria as bicicletas”, conta.

As quatro cooperativas de Sorocaba dobraram a produção em dois meses de trabalho – passaram de 170 para 340 toneladas de material reciclado por mês. “Então, procurei parceiros para que doassem as bicicletas aos cooperados. Nesta primeira fase foram entregues 50. Até o final de janeiro de 2011, espero conseguir mais 50”, diz Laino. O secretário lembra que as bicicletas serão dos cooperados e não das cooperativas. “Eles podem usar a bicicleta para ir trabalhar durante a semana e, no sábado e domingo, passear pelas ciclovias da cidade”, completa.

Até o final de dezembro de 2010, a expectativa da Separ é a de que a produção de material reciclado em Sorocaba alcance a marca das 400 toneladas. “Ainda dentro do projeto de expansão do sistema, nossa meta é passar essa quantia para mil toneladas até o final do ano e, até dezembro de 2012, chegar a 2 mil toneladas de material reciclado por mês, alcançando assim o potencial de reciclagem da cidade”, declara o secretário.

Termo de concessão

Também na tarde desta segunda-feira, o prefeito e o presidente da Coreso, José Augusto Rodrigues de Moraes, assinaram o termo de concessão de direito real do uso, por 30 anos, da área pública municipal, localizada à Rua Chile, 401, no Além Ponte, por parte da cooperativa.

Nesta área, já em uso pela Coreso, funcionará em breve uma fábrica de tubos de esgoto, que serão produzidos através do beneficiamento dos polímeros (plásticos) dos tipos PP e PE, que os catadores recolhem nas ruas.