30/11/2010 - Sorocaba - SP

Prefeitura de Sorocaba lança programação de Natal 2010

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer, lançou nesta sexta-feira (29) a programação completa de Natal 2010.

São dezenas de atrações, todas gratuitas, que acontecerão a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de dezembro, em diversos bairros da cidade.

Também a partir deste dia, o evento “Cantatas de Natal nos Bairros” levará muita música e o espírito natalino para 16 lugares diferentes de Sorocaba, com a participação de diversos corais da cidade.

Os bairros que receberão a "Cantata" são: Ana Paula Eleutério, Éden, Central Parque, Jardim Ipiranga, Vitória Régia, Santa Bárbara, Vila Angélica, Vila Helena, Parque São Bento, Vila Haro, Nova Esperança, Vila Formosa, Nova Sorocaba, Pinheiros, Jardim São Paulo e Santa Rosália.

“O objetivo da Prefeitura com esse projeto é levar para os bairros da cidade o 'Espírito Natalino', por meio da simbologia dos corais, das canções natalinas, da figura do Papai Noel e, principalmente, da comemoração do nascimento do Menino Jesus”, explica o secretário da Cultura.

A partir do dia 7 e até o dia 23, a Secult realizará na Praça Cel. Fernando Prestes os shows do projeto “Natal na Praça”. Serão 34 apresentações com a participação de 1.050 pessoas nos períodos da tarde e da noite, no centro da cidade.

O Campolim também receberá shows de Natal este ano. No dia 14, a partir das 19h, a TV Tem apresentará os shows do Projeto “Vozes de Natal”, com a participação de corais de Sorocaba e Jundiaí.

Também, dentro da programação de festejos de fim de ano, acontece até o dia 10 as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina “Natal da luzes”, que premiará as residenciais, prédios comerciais e as ruas com decoração natalina mais bonita da cidade. O regulamento e as inscrições podem ser consultados no site www.sorocaba.sp.gov.br.

As cantatas em prédios históricos da cidade também continuam este ano com muitas novidades. Nos dias 09, 10, 11 e 12 elas acontecerão no Mosteiro São Bento, sempre a partir das 20h30. Já nos dias 06, 13 e 20 é a vez da Catedral receber os espetáculos natalinos, a partir das 19h30. Continuando com a programação, no dia 22 a "Cantata" acontece no CPI-7, também a partir das 19h30.

Natal Iluminado

A Catedral Metropolitana de Sorocaba receberá ainda uma novidade que vai animar e emocionar muita gente, é o evento “Natal Iluminado”, que acontecerá no dia 21 de dezembro. Neste dia, a Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente, grupos artísticos mantidos pelo Instituto Baccarelli, apresentarão um concerto natalino a partir das 19h40. Após o musical – com duração aproximada de uma hora – o público assistirá a projeções nas fachadas externas da Igreja, com animações de temas natalinos e efeitos especiais. O evento é realizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e a Associação Comercial.

'Cantata de Natal na Estação'

E, para finalizar a programação de festas de fim de ano, os espetáculos tão esperados e já tradicionais na cidade acontecerão na Estação Ferroviária. A “Cantata de Natal na Estação” acontecerão nos dias 16, 17, 18 e 19, sempre a partir das 20h, com a participação de 60 alunos no Projeto “Mais Cultura”.

Nesses espetáculos, as crianças integrantes das oficinas de teatro, de dança, canto e flauta, cantarão e representarão juntamente com uma trupe circense. Como nos anos anteriores, as apresentações prometem emocionar o público sorocabano. “Durante as apresentações, a centenária Locomotiva a Vapor nº 58, a Maria do Carmo, fará sua primeira apresentação depois das obras de restauro realizadas recentemente”, finalizou o secretário da Cultura.