14/12/2010 - Sorocaba - SP

Prefeitura de Sorocaba lança Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

da assessoria de impressa da prefeitura de Sorocaba

A partir de janeiro de 2011, empresas prestadoras de serviços de Sorocaba, ou que tenham esta atividade entre suas ações no mercado, irão emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Batizada como INFS-E, ela foi apresentada na tarde desta segunda-feira (06) pelo prefeito de Sorocaba a empresários, contadores e imprensa. "O novo formato de emissão representa um significativo avanço para a administração pública municipal, para as empresas e para os consumidores", destacou o prefeito.

Os tomadores de serviços receberão, por e-mail, o documento fiscal que pode ter sua validade confirmada através de site. As empresas, que atualmente emitem o comprovante do Imposto Sobre Serviços (ISS) em papel e depois incluem os dados no sistema informatizado da Prefeitura, terão o lançamento passado simultaneamente à Secretaria de Finanças (SEF), economizando impressão em papel e o duplo serviço.

"Por fim, a administração pública e, por conseguinte, os munícipes ganham com o novo formato, pois o sistema possibilita a eliminação de erros nas declarações, uma vez que esta não mais será necessária, o que torna mais ágil e transparente as relações entre os consumidores e os prestadores de serviços", conta o prefeito.

De acordo com o Secretário de Finanças, o ingresso das empresas inscritas em Sorocaba no sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica será paulatino. “As primeiras empresas ingressam no sistema em janeiro e, até o final do primeiro trimestre, todas as empresas registradas na cidade que prestam serviços deverão estar emitindo o novo documento fiscal”, explica.

A Secretaria de Finanças criou um site específico para as operações do novo documento digital: www.issdigitalsod.com.br/nfse. As empresas prestadoras de serviços devem se cadastrar neste endereço eletrônico, imprimir o comprovante e entregá-lo pessoalmente ou por portador com procuração na Sala de Atendimento ao Munícipe (SAM), no andar térreo do Paço.

“Acreditamos que a transição de uma mídia para a outra será tranquila, pois apesar de estarmos apresentando oficialmente a nova nota fiscal de serviços eletrônica, os contadores já estão sendo informados sobre o novo formato e contribuíram, inclusive, com sugestões”, acrescenta Furukawa.

A partir do próximo dia 13, a Secretaria de Finanças irá realizar palestras técnicas para empresários e contabilistas sobre o novo formato. As convocações serão realizadas por e-mail e cartas, a serem enviados nos próximos dias.