11/7/2018 - Sorocaba - SP

Prefeitura de Sorocaba disponibiliza mil livros para empréstimo no Ponto de Leitura

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Obras podem ser lidas no local ou levadas para casa e devolvidas posteriormente

O Terminal Santo Antônio abriga desde março deste ano o Ponto de Leitura, que disponibiliza atualmente mil livros para empréstimo dos cidadãos que passam pelo local diariamente. No espaço, as pessoas podem ler enquanto esperam o ônibus ou fazer o empréstimo para ler em casa. Tudo é gratuito e os leitores podem escolher obras de ficção e gibis.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o projeto funciona no mesmo local onde funcionava o antigo “Vai e Vem”. A ideia foi de reformular o projeto que estimula o hábito de leitura entre os cidadãos.

O objetivo da mudança foi tornar o acervo mais moderno, funcional e bem organizado. “Nós decidimos mudar o formato. No ‘Vai e Vem’ não havia um cadastro e não precisava apresentar nenhuma documentação e, com isso, muitos livros não eram devolvidos. Agora é diferente. Existe um cadastro e há um prazo para a devolução”, explica a bibliotecária da Secultur, Viviana Gomes dos Santos. Atualmente, 350 pessoas estão cadastradas no sistema.

O cadastro dos usuários tem o intuito de dar um prazo para a devolução do material, fazendo com que o usuário tenha comprometimento com a biblioteca. Em caso de atraso na devolução, o leitor é suspenso pelo mesmo número de dias de atraso, incluindo na contagem o dia da devolução.

Grandes obras da literatura estrangeira e nacional

Outra mudança implantada é o tipo de publicação disponível para empréstimo. “Hoje temos à disposição do público livros diversos de ficção no ‘Ponto de Leitura. Anteriormente havia muitos livros didáticos’”, explica Viviana. Livros bem selecionados e escolhidos garantem, em boa parte, o êxito das atividades de leitura e o interesse dos leitores para usar o serviço de empréstimo.

O cidadão que for ao local poderá encontrar grandes obras da literatura estrangeira e nacional, como “1984”, de George Orwell, “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley; “A Invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick; “Perdido em Marte”, de Andy Weir; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, “Agora é que são elas”, de Paulo Leminski; “Dona Flor e seus dois maridos”, de Jorge Amado, entre outros.

O aposentado Ferdinando Pinto de Oliveira, de 65 anos de idade, morador do Parque Santa Isabel, é um dos frequentadores assíduos do Ponto de Leitura. Ele utiliza o local pelo menos duas vezes por semana, onde lê jornais e faz o empréstimo de livros. “Já li quatro livros neste ano. Leio devagar, sem pressa. Gosto de ‘entrar’ no livro”, justifica. No momento está lendo “A Caverna”, mas disse adorar as obras de Agatha Christie.

Segundo ele, o projeto é ótimo. “Está bem organizado, limpo, com excelente atendimento e com livros novos e em grande quantidade. Aqui tem livro para ler pelo resto da minha vida”, brincou.

Doação e empréstimo

De acordo com a Secultur, a unidade recebe doações de livros de ficção, romances, infantis e gibis. O cidadão pode entregar uma ou mais obras no Ponto de Leitura ou na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. Após a doação, os livros serão identificados e expostos para o empréstimo.

O cidadão pode fazer o empréstimo de até dois livros ou gibis de cada vez e tem um prazo de até 15 dias para devolução. Para se cadastrar, basta levar no local um documento com foto, como RG e CNH, e um comprovante de residência atualizado.

O Ponto de Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Terminal Santo Antônio está localizado na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 733, no Jardim Santo Antônio. O telefone é (15) 3234.9571.