6/2/2017 - Sorocaba - SP

Prefeitura adia reinício das aulas para quarta-feira

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

cei-creche-2

O prefeito de Sorocaba, José Crespo, decidiu adiar para quarta-feira (8) o reinício das aulas nas 148 escolas municipais, antes previsto para a segunda-feira (6). A razão é o atraso provocado pelas fortes chuvas, que voltaram a castigar o local onde a maior das quatro adutoras que abastecem a cidade se rompeu, na terça-feira (31), em Votorantim.

“O adiamento não significa que o retorno da água nas torneiras só vá ocorrer na quarta-feira. Nossa previsão é de que isto aconteça no máximo na terça-feira (7)”, disse o prefeito. A medida é preventiva, já que as escolas estão sendo usadas como ponto de distribuição da água de caminhões-pipa e terão de ser limpas e preparadas novamente.

A secretária de Educação, Marta Cassar, informou que o ano letivo não será prejudicado pelo adiamento. “Teremos os 200 dias de aula previstos. Vamos remanejar esses dias”. A comunicação de toda a rede será feita ainda neste domingo para que os pais e alunos não percam tempo indo ao local das aulas e só lá fiquem sabendo do adiamento.

A previsão inicial do prefeito José Crespo era de que o conserto da adutora terminasse neste sábado (4) e o retorno do abastecimento à normalidade ocorresse até segunda-feira (6). Mas na sexta-feira (3) e no sábado a chuva voltou a ser intensa no local da adutora, o que dificultou a estabilização do solo para a passagem das máquinas.

Essa compactação do terreno é necessária por causa do peso do equipamento e da própria tubulação que será reposta. A tubulação de 25 metros de extensão acoplada a uma treliça metálica de 35 metros, que reforçará a sustentação, pesa 9 toneladas. Ela será erguida até o local da soldagem por um guindaste de 50 toneladas.

As obras de recuperação seguem ininterruptas desde quarta-feira (1º). A primeira etapa foi abrir o acesso ao local, que fica sobre um córrego próximo à Votocel. Os funcionários do SAAE construíram uma estrada de 350 metros, além de um platô de apoio. Neste sábado, foram feitos ainda pilares de sustentação em concreto armado e de aço.