11/2/2019 - Sorocaba - SP

Prefeito entrega revitalização no São Bento, região onde mora mais de 50 mil habitantes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

crespo1

Melhorias fazem parte do Programa Recupera Sorocaba que, em sua 5ª edição, a primeira em 2019, já realizou ações em 17 bairros em quatro regiões diferentes da cidade

O Parque São Bento 1 e 2, na região da Zona Norte de Sorocaba, que concentra uma população estimada em mais de 50 mil moradores, foi marcado por uma grande festa, com a entrega de mais uma edição do programa Recupera Sorocaba, a 5ª desde que foi implantando e a primeira em 2019. A entrega das ações foi feita pelo prefeito José Crespo, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, numa solenidade em que o local do evento, o Campo do Xuris, ficou repleto de moradores, além de secretários municipais, e contou ainda com a presença do deputado federal Capitão Derrite e dos vereadores Rafael Militão, Pastor Apolo  e Wanderley Diogo.

O evento, que ganhou a parceria da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e da empresa Mega Models, contou com diversas atrações para toda a comunidade. O Recupera Sorocaba, idealizado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), consiste numa força-tarefa entre várias secretarias, com diversas equipes trabalhando juntas para empreender melhorias já beneficiou, em apenas cinco meses, 15 bairros de quatro regiões diferentes da cidade.

Nesta 5ª edição do programa, os moradores do Parque São Bento foram contemplados com limpeza em guias e sarjetas e em bocas de lobo pelo Saae-Sorocaba; poda de árvores, assim como a capinação de ruas e avenidas, pela Sema; operação tapa-buraco pela Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), além de sinalização das vias e placas indicativas pela Urbes. Além disso, a Secretaria de Saneamento (Sesan), responsável pela limpeza dos contêineres, realizou a varrição das principais ruas do bairro por meio de empresa contratada pela Prefeitura. Para se ter ideia da abrangência do programa, o Saae-Sorocaba executou a lavagem e limpeza preventiva de 23 quilômetros de rede coletoras de esgoto. Somente em bocas de lobo um total de 360 recebeu manutenção e limpeza. A Facens confeccionou bancos feitos com paletes e doou à administração para serem implantados próximos à academia ao ar livre implantada no bairro.

A festa contou ainda com apresentações musicais, feira de ação de animais, aferição de pressão arterial e atividades recreativas e esportivas. A Mega Models também esteve no local para seleção de modelos.

O campo do Xuris  foi revitalizado recebendo diversas benfeitorias ao seu redor, se transformando no Centro Comunitário Luiz Carlos da Silva – Arena Xuris. E a entrega dessa revitalização foi um dos momentos mais emocionantes, com a homenagem pelo prefeito à família de Luiz Carlos da Silva, presente ao evento.

“Feliz ideia”

Durante seu discurso o prefeito José Crespo destacou a importância do Programa Recupera Sorocaba. “O Recupera foi uma feliz ideia que veio da nossa área de comunicação. Temos mais de 500 bairros em Sorocaba e esperamos chegar ao final do nosso mandato com esse programa tendo abrangido a todos. O Recupera não é apenas um mutirão de esforços, mas e também um momento de festa; de congraçamento da cidadania. Estamos trabalhando juntos. Nada acontecer por acaso é no suor da camisa que as coisas acontecem. E temos a certeza que vamos fazer muito mais por Sorocaba”, disse o prefeito.

“O prefeito José Crespo demonstrou muita coragem ao fazer o Recupera no Parque São Bento. Isso porque, o Recupera custou três vezes mais do que custa uma edição do programa normalmente. E esse custo maior era porque o bairro estava precisando muito dessas melhorias. Tudo isso tem acontecido porque o prefeito conseguiu montar um grande time na Prefeitura. Temos que apoiar muito quem trabalha”, disse o secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira, cuja pasta foi a idealizadora do programa Recupera Sorocaba.

Ainda durante o evento discursaram o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente de Urbes, Luiz Alberto Fioravante; da Serpo, Fábio Pilão; do Saae, Ronald Pereira; os vereadores Rafael Militão, Wanderley Diogo e Pastor Apolo; o deputado federal Capitão Derrite, além do presidente do PRP, que é morador do Parque São Bento, José Irã.

Muito mais por Sorocaba!