27/8/2018 - Sorocaba - SP

Prefeito Crespo abre 4º Festival de Robótica do Parque Tecnológico de Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O evento vai ser realizado neste final de semana com estudantes dos ensinos fundamental I e II de Sorocaba e região

FormatFactoryimg-20180825-wa0073

O prefeito José Crespo e o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), abriram, na manhã deste sábado (25), o 4º Festival de Robótica com a participação de centenas de alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) de Sorocaba e região. Realizado pelo PTS em parceria com a ViaMaker Education Brasil, empresa especializada em integrar novas tecnologias à educação, o evento tem como objetivo incentivar o estudo e a produção de projetos inovadores, fornecendo atividades como torneios de robôs, palestras e shows de talentos.

O evento traz apresentações dos projetos de pesquisa e realização de missões simples na mesa de torneio para os alunos de 7 a 11 anos (Fundamental I). Já neste domingo (26), acontecerá o Festival de Robótica do Fundamental II (11 a 16 anos), com as batalhas de robôs tão esperadas por todos. O tema deste ano é o Espaço.

O CEO da Via Maker, Daniel Lorenti, destacou a parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio do PTS e das secretarias da Segurança Pública e Defesa Civil (Sesdec), da Saúde (SES) e de Lazer e Esportes (Semes).  Lorenti falou da atuação da empresa na área da robótica, e que começa 2019 desenvolvendo projetos para 120 mil alunos em todo o país.  “O objetivo da Via Maker é fazer com que essas crianças sejam os nossos construtores do futuro, independente da área profissional que elas escolham. É importante que eles estejam preparados”, disse. Os projetos da Via Maker utilizam peças da LEGO Education que incentivam a criação de

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas, agradeceu a participação de todos fazendo uma menção especial ao prefeito José Crespo pelo espaço que está tendo em trabalhar com tecnologia e inovação em Sorocaba e região.  “Queria agradecer a sua visão inovadora investindo no Parque Tecnológico, principalmente ao investir nesse trabalho com crianças e jovens”, disse, destacando que isso tem sido fundamental para o PTS. Freitas ainda citou que a prefeitura tem cedido a infraestrutura para levar alunos ao Parque Tecnológico para conhecer o laboratório cedido pela Via Maker. “Este ano, mais de 3.500 já passaram por esse laboratório aprendendo de alguma forma a inovação por meio da brincadeira lúdica,  mas que as levam à tecnologia”, completou.

Saudando o público presente, o prefeito José Crespo destacou como a sinergia entre o público e o privado pode trazer bons resultados, se referindo à realização do evento que está sendo feita em parceria entre o PTS e a Via Maker. E completou dizendo que “eu sei que a cada ano este evento está melhor. Em nome de toda a população, eu cumprimento todos os envolvidos nesse grande evento não só para Sorocaba como para toda a região”, disse.

O 4º Festival de Robótica teve as presenças dos Secretários de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Calixto, da Saúde, Marina Elaine Pereira e do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures.

Novidades para esta edição do Festival

Uma das novidades nesta edição do Festival é a exposição com equipamentos da NASA  (Agência Espacial Americana) que atraiu a atenção de alunos e educadores que acompanharam o evento neste primeiro dia.  Também chamou a atenção dos alunos o planetário Full Dome (que já foi utilizado pela USP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e pela Agência Espacial Brasileira, exibindo imagens de alta resolução em 360° onde os estudantes puderam conferir de perto uma viagem interplanetária.

A quarta edição do evento tem palestras de profissionais renomados, show de talentos, feira de adoção pet, oficinas maker, foodtrucks, cabine fotográfica, exposição de projetos das escolas participantes e o divertidíssimo torneio de robótica com missões, entre outros.

O ciclo de palestras é uma das novidades desta edição e é um dos pontos altos. Especialistas renomados das áreas de coaching, desenvolvimento humano e astronomia discorrerão sobre temas como superação, motivação e persistência; valorização do trabalho em equipe; inteligência emocional; entre outros. Os bate-papos serão abertos ao público, sendo disponibilizadas 150 vagas por palestra.

Na área externa do parque estarão os foodtrucks, com delícias para todos os gostos, e a feirinha de adoção de animais. Cães e gatos, adultos e filhotes, estarão à espera de um lar. A feirinha de adoção acontecerá no sábado, dia 25, com o apoio da Amor Animal, e no domingo, dia 26, com o apoio da AATAN.

Vivendo a era tecnológica

O desenvolvimento de pequenas maquetes robóticas fez com que estudantes de 7 a 11 anos se transformassem em protagonistas do ensino e aprendizagem, e deram um verdadeiro show de inovação.  A estudante  Viviane Scatena, de 10 anos, do Colégio Vitória de Sorocaba, era uma das mais entusiasmadas à mesa de provas e disse que estava preparada para o desafio.

A coordenadora pedagógica do colégio onde Viviane estuda, Juliana Cristina Rubim, contou que antes de participar do Festival, a escola- que inseriu a robótica na grade curricular -, fez um festival interno de preparação para os alunos, acrescentando que esse novo contexto vem ajudando os estudantes a se desenvolverem em outras disciplinas.

O mesmo disseram Rosélia de Oliveira, assistente de coordenação, e  Adriana França, professora do Colégio Meta, de Indaiatuba, que participam há três edições do Festival de Robótica do PTS. Elas contaram que a robótica – também inserida na escola para crianças a partir dos 3 anos de idade -,  tem sido um diferencial para os alunos Alunas da escola, Sabrina Pires e Ana Luiza Ruiz, não conseguiam conter o entusiasmo de mostrar o trabalho que fizeram sobre a captação de energia solar,  os efeitos da Lua sobre o planeta e pesquisas tecnológicas.

Camila Matheus, assistente de coordenação do Colégio São José, da cidade de Porto,  disse que “essa é a forma de ver a tecnologia aplicada, porque está inserida em todo o nosso ambiente, já que essas crianças já nasceram na era da internet, do tablete, do celular”, disse.

O Festival está sendo exibindo com equipamentos de alta resolução em 360° e termina neste domingo (26) com a participação de estudantes do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) de 40 instituições de ensino.

Além disso, está marcado para este domingo, o Campeonato de Pipas, que acontece na área externa do Parque Tecnológico. Promovido pela secretaria de Cultura e Turismo, o evento acontece das 10h às 17h.

O campeonato é aberto ao público e para participar os concorrentes poderão se inscrever no próprio local, na categoria que desejar: Beleza, Criatividade, Engenhosidade, Taqueado Três Varetas, Dragões, Trens e Centopeias. Para cada categoria serão escolhidos os três primeiros lugares, que receberão prêmios, medalhas, e para o primeiro colocado, um troféu produzido especialmente para o evento.

Para participar, basta levar 1 litro de leite que será doado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).  O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado na Av. Itavuvu, no número 11.777. Para mais informações, telefone (15) 3316-2323.