23/10/2019 - Sorocaba - SP

Prefeita visita obras da ETA Vitória Régia

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A prefeita Jaqueline Coutinho visitou na manhã desta terça-feira (22) uma das principais obras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba em andamento, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia. Com mais de 63% das obras já concluídas, o início das atividades do novo sistema, que visa aumentar a capacidade de abastecimento de água na cidade, está previsto para o final do primeiro semestre de 2020.

O novo sistema produtor se faz necessário, de acordo com o Saae, para atender a demanda atual e futura de toda a região norte e diminuir a vulnerabilidade das adutoras existentes na Serra de São Francisco. As Estações de Tratamento de Água do Cerrado e do Éden, além dos mais de 20 poços artesianos, produzem e distribuem cerca de 2.500 litros por segundo de água tratada.

A prefeita Jaqueline Coutinho, que esteve acompanhada pelo diretor geral da autarquia, Mauri Pongitor, Técnicos do Saae e da empresa contratada, afirmou que as obras são essenciais para o desenvolvimento de Sorocaba e elogiou a iniciativa da autarquia. “Essa é uma grande conquista na qual poderemos fazer a captação da água do Rio Sorocaba, graças ao programa de despoluição e, com isso, melhorar o abastecimento de água na cidade”, conta a prefeita.

O novo sistema pela Estação da Captação de Água Bruta do Rio Sorocaba, adutora em Ferro Fundido com diâmetro de 900 mm e extensão de aproximadamente 3500 metros e Estação de Tratamento de Água Vitória Régia. “Até setembro deste ano, 63,4% da execução total das obras estavam concluídas. A água bruta aduzida do Rio Sorocaba será submetida a um processo de tratamento do tipo avançado com a utilização de ozônio para garantir o padrão de potabilidade vigente. Além disso, a nova estação será totalmente automatizada e terá capacidade para tratar, inicialmente, 750 litros de água por segundo, podendo ser ampliada para 1.500 litros por segundo, numa segunda etapa”, explica o diretor geral do Saae Sorocaba, Mauri Pongitor, que completou: “Além disso, o Sistema de Distribuição da nova ETA estará interligado ao sistema já existente, permitindo operar em conjunto com os sistemas da ETA Cerrado e Éden.”

O investimento do Saae na implantação do novo sistema é de aproximadamente R$ 78 milhões. Os recursos incluem financiamento do programa Saneamento para Todos e CPAC, do Governo Federal (com a Caixa Econômica Federal como agente financeiro), e contrapartida com recursos próprios.