1/7/2020 - Sorocaba - SP

Prefeita faz vistoria às obras do BRT na Avenida Itavuvu

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Fiscalizar o andamento das obras do BRT na Avenida Itavuvu, desde a primeira estação do corredor – a UPH Zona Norte – até o novo Terminal Vitória Régia, na Avenida Antonio Silva Saladino. Esse foi o objetivo da prefeita Jaqueline Coutinho ao percorrer cerca de sete quilômetros do trecho que receberá o novo sistema de transporte coletivo de Sorocaba. A visita técnica aconteceu na sexta-feira (26), acompanhada dos engenheiros da Concessionária BRT Sorocaba, de técnicos da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, e de representantes da Secretaria de Governo e da Secretaria de Comunicação. O corredor Itavuvu será entregue em agosto à população sorocabana.

O trajeto foi feito com o ônibus articulado, com 23 metros de comprimento, que fará parte do Sistema BRT. Durante o percurso, a prefeita pode questionar sobre o funcionamento das estações de parada e como elas vão tornar o sistema mais efetivo, em consonância com a tecnologia embarcada dos ônibus. Com a aproximação do ônibus, as portas das estações abrem automaticamente, garantindo eficiência e segurança ao sistema. Os ônibus do sistema BRT têm baixa emissão de ruído e poluentes e no painel do motorista há quatro câmeras que lhe permite monitorar toda a movimentação dentro do ônibus.

A prefeita solicitou ao motorista que parasse na Estação Maria Antonia Prado, local de grande confluência de tráfego que passará por alterações para dar mais fluidez ao trânsito.

A avenida também vem recebendo recapeamento asfáltico, com a correção de trechos em que as imperfeições no piso eram rotineiras, proporcionando mais conforto aos veículos que circulam por ali. Também vem sendo feito o reparo profundo no solo, trabalho que dá mais durabilidade ao asfalto da via, melhorias em calçadas e reconstrução da ciclovia.

A visita fiscalizatória da prefeita foi concluída no Terminal Intermodal Vitória Régia, situado na Avenida Antonio Silva Saladino, onde ela conheceu os prédios de apoio aos passageiros, as plataformas de embarque e toda a estrutura que estará disponível aos usuários do transporte coletivo. Com uma área de mais de 11 mil metros quadrados, o novo terminal fará a conexão das diversas linhas do transporte coletivo que circulam pela Zona Norte, reduzindo o tempo de espera do passageiro e oferecerá a integração entre as linhas, sem que haja necessidade de pagar mais de uma passagem. Além de toda a infraestrutura visando a segurança e o conforto, o espaço contará com monitores de tv que informarão em tempo real o tempo de espera para cada nova viagem.

“No início, sem conhecer a fundo o projeto do BRT Sorocaba, achava que se tratava de um gasto injustificável, porém hoje, foi uma grata surpresa ver todo o trabalho desenvolvido no trajeto percorrido”, citou Jaqueline Coutinho. Para a prefeita, o sistema BRT trará mais qualidade, a rapidez, a modernidade ao transporte público. “Isso vem ao encontro do que a população espera para o transporte coletivo, que atenda às necessidades do usuário, que o poder público invista nisso, já que o transporte coletivo faz parte da vida da gente, sem esquecer do ponto de vista ambiental, da sustentabilidade, da eficiência energética com o uso de energia solar e reuso da água e a coleta seletiva”, completou ao encerrar a visita, conhecendo também o local do Terminal São Bento e fiscalizando as obras da Avenida Ipanema.