14/4/2011 - Sorocaba - SP

Política dos convênios médicos será debatida em audiência pública

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

A Câmara Municipal de Sorocaba realizará nesta quinta-feira (14), a partir das 19 horas, Audiência Pública com o tema “Política dos convênios médicos e ações de melhorias”, proposta pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Juventude da Casa. Foram convidados o Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região, a Sociedade Médica de Sorocaba, empresas de convênios médicos, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, Secretaria de Saúde e centenas de autoridades da sociedade civil.

A intenção é promover um amplo debate acerca das denúncias dos médicos de que os planos de saúde interferem diretamente no atendimento ao paciente, podendo até impedir a detecção de uma doença. Outra reclamação é sobre os honorários pagos por consultas, que estariam defasados. Queremos deixar o debate dessas questões público, aberto para a participação popular, na busca de alternativas”, afirma a vereadora.

No dia 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, os médicos realizaram, em nível nacional, uma paralisação buscando a valorização do trabalho médico e da melhoria das condições da assistência em saúde oferecida pelos planos de saúde. Os pacientes de convênio não foram atendidos nesse dia, mantidos os atendimentos de emergência.

Os profissionais defendem que os planos de saúde interferem diretamente na autonomia do médico, fazendo pressão para reduzir os procedimentos, a antecipação de altas e transferências de pacientes, além de criar obstáculos para a solicitação de exames e internações. Os médicos também afirmam que há uma defasagem em relação aos honorários pagos pelos planos de saúde.