2/12/2010 - Sorocaba - SP

Policlínica sediará mutirão de avaliação pulmonar neste sábado

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza neste sábado (4), das 8h às 15h, na Policlínica Municipal de Especialidades, um mutirão de avaliação pulmonar. O evento integra as atividades alusivas ao Ano do Pulmão, campanha internacional organizada por sociedades médicas de vários países em prol da saúde respiratória da população mundial.

De acordo com o secretário da Saúde o mutirão tem como objetivo avaliar os pacientes que já possuem guia de encaminhamento para um pneumologista da Policlínica. “Além disso, serão realizados os exames de espirometria em pacientes que já estão na fila de espera”, diz.

O secretário lembra que a ação pretende diminuir a demanda reprimida de espirometria e de avaliação médica com pneumologista, de pacientes que já passaram por alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sorocaba.

“O mutirão mostra o empenho da SES em zerar todas as consultas na área de pneumologia e todas as espirometrias solicitadas devem ser atendidas. Por isso, os pacientes da fila de espera serão convocados para comparecer à Policlínica neste sábado”, declara o pneumologista Rosalvo Maia, médico responsável pelo laboratório de espirometria da Policlínica.

Além de passar pelos exames, os pacientes receberão orientações sobre o tratamento de doenças respiratórias. Rosalvo diz ainda que os pacientes pneumopatas também serão alertados sobre a importância do tratamento em equipe multidisciplinar.

A Policlínica fica na Avenida Senador Roberto Simonsen, 987, em Santa Rosália.