11/12/2017 - Sorocaba - SP

Passeio na Locomotiva 58 une prefeitos de Sorocaba e Votorantim

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Um passeio na Locomotiva 58 uniu o prefeito de Sorocaba, José Crespo, e o prefeito de Votorantim, Fernando Oliveira Souza, na manhã desta sexta-feira (08). O trajeto de 6km teve início na Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba, e chegada na avenida Luís do Patrocínio Fernandes, próximo à Prefeitura de Votorantim, na região central, onde ocorreu evento para a comemoração dos 54 anos de emancipação do município.

O ato teve um intuito simbólico pela reativação da linha de ferro e envolveu integrantes da Associação Movimento de Preservação da Estrada de Ferro Sorocabana, a deputada Estadual Maria Lucia Amary, secretários municipais de Sorocaba, além de secretários de cidades vizinhas, como de Votorantim e Laranjal Paulista. Durante o trajeto, os moradores vizinhos à linha férrea pararam para ver o trem passando e o trânsito em alguns pontos ficou lento para os motoristas curiosos que não viam há anos a locomotiva cheia de gente.

As mesmas emoções sentiram dois aposentados que andaram muito de trem e que voltaram a embarcar depois de 20 anos: Aparício Tarso, filho de ferroviários, apaixonado pelo assunto e colecionador de objetos sobre ferrovias. “Estou muito feliz, tive o convite da associação e hoje está sendo uma data muito importante para mim”, comentou ele.

Para Gilberto Police, que veio à convite do prefeito Crespo, foi uma sensação indescritível. “Estou muito agradecido, primeiramente pois tive o convite não só do prefeito, mas do meu amigo de anos que é o Crespo. Graças a ele, estou vivenciando este momento tão marcante para a cidade”, declarou.

O prefeito José Crespo tem uma forte ligação com a história da estrada de ferro e acredita que estes são valores são eternos. “Hoje nós estamos vivenciando momentos importantes para renovar isso, em parceria com a Prefeitura de Votorantim e também com as indústrias de Votorantim, nós podemos criar um circuito turístico, com a ideia de que este circuito se inicie em Sorocaba, chegando em Votorantim, passando pelo bairro Votocel com chegada no bairro Santa Helena. Neste intuito, o bairro de chegada pode oferecer estrutura, como um restaurante. Isso só tem ganhos para os municípios. A circunstâncias são muito favoráveis pois temos o apoio das duas prefeituras, do legislativo, com o vereador Luís Santos, que foi o precursor de tudo isso, e da iniciativa privada, ou seja das indústrias de Votorantim, que são não somente as donas do trecho, mas que podem ter um retorno comercial muito grande e merecido,” declarou José Crespo.

Como presidente da Comissão Permanente de Turismo da Câmara e da Frente Parlamentar Regional do Desenvolvimento do Turismo, o vereador Luís Santos explicou que a linha férrea tem potencial para cinco passeios turísticos, tão bons quanto aos do município vizinho, como o passei Jaguariúna-Campinas. “Esta reativação é de extrema importância, pois resgata uma memória histórica e além disso, pode ser um facilitador para o desenvolvimento da cidade e região e assim a vinda de recursos”, declarou.

A expectativa agora é que mais pessoas, assim como Iverli da Silva, de 7 anos, e a mãe Ketelyn da Silva, tenham a oportunidade de andar pelas estradas de ferro da cidade na Locomotiva 58. “Eu adorei! Eu e minha filha pedimos para ir junto e conseguimos, eu não estou acreditando, é tão emocionante que só quem entra aqui sabe o que é, estou muito feliz. Obrigada”, finalizou ela.

Os secretários de Sorocaba que participaram do passeio foram: Eloy de Olveira (Comunicação e Eventos), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Luiz Fioravante (Planejamento e Projetos) e Werinton Kermes (Cultura).