3/12/2010 - Sorocaba - SP

Parque Tecnológico Workshop vai discutir o relacionamento com a indústria

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Analisar e discutir a participação da indústria, envolvendo os principais desafios, elementos facilitadores e lições aprendidas com outras experiências: esses são alguns dos objetivos do Workshop “Reflexões sobre o relacionamento com a indústria no Parque Tecnológico de Sorocaba”, que acontece na próxima quarta-feira (08), no auditório do Sorocaba Park Hotel.

O seminário será aberto, às 9h, pelo prefeito de Sorocaba e a pesquisadora e professora da USP, dra. Desirée M. Zouain. Promovido pela Prefeitura, por meio do Polo de Inovação e Desenvolvimento (Podi), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), o encontro terá os palestrantes Luis Antonio Gargione e Juan Carlos Sotuyo. Entre outros títulos, Gargione é mestre em engenharia, gestão de projetos e empreendimentos pela Universidade da Califórnia (EUA). Sotuyo é doutor em gestão da tecnologia pela Universidad Nacional de Missiones (Argentina).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, a dinâmica de articulação do Parque Tecnológico demanda constante interação entre os diferentes vetores da sociedade e a indústria é um deles. “Por isso, a necessidade de um fórum especifico para discutir a participação da indústria na região de Sorocaba. Nosso objetivo é obter um refinamento das demandas das empresas em relação ao nosso Parque Tecnológico”, explica.

Entre os tópicos que serão abordados pelos palestrantes, estão os principais incentivos e atrativos que podem ser direcionados para a indústria, atraindo sua participação no Parque Tecnológico de Sorocaba; como a indústria se organiza e participa da gestão de empreendimento, tais como ambientes inovadores, como o Parque Tecnológico e seus ativos (incubadoras de empresas, centros de pesquisa privados, pesquisa cooperativa).

O secretário revelou ainda que o Workshop também vai apontar para a indústria as vantagens advindas desses ambientes estimuladores da inovação. “Com isso, esperamos sensibilizar a indústria local e regional sobre os papéis, as condições de contorno e formas de atuação num Parque Tecnológico”, concluiu..