6/11/2019 - Sorocaba - SP

Parque Tecnológico é sede de workshop sobre a Indústria 4.0

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Empresas e instituições de ensino vão apresentar projetos e experiências em Indústria 4.0 durante um workshop que será realizado, na manhã desta quarta-feira (6), no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba). A entrada é de graça, mas as inscrições devem ser feitas em: http://bit.ly/2IR5Y3s.

O presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, explicou que o evento vai preparar os participantes para as mudanças que estão por chegar ao Brasil e que já são realidade em muitos países. “Esta revolução industrial vai causar um profundo impacto na sociedade e no que hoje entendemos como trabalho”, afirma.

É ele que, ao lado do diretor regional do Ciesp, o empresário Erly de Sillos, e do professor da Fatec, Luiz Rosa, fará a abertura oficial do workshop às 8h30. “Uma nova realidade bate à porta das indústrias e devemos estar preparados para ela”, destaca Roberto Freitas. “Este evento chega em um momento oportuno e importante.”

Coordenador do Neptind 4.0 (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Indústria 4.0), Nelson Rampim Filho, que está à frente do workshop, revelou que o tema deste ano é: “Integração de Tecnologias e Aplicações na Indústria 4.0”. “Teremos a honra de receber também a assessora especial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Regiane Relva”, adianta.

 

Programação

O workshop, que chega à nona edição, será realizado das 8h30 às 12h30. No hall de entrada ao auditório do Parque Tecnológico haverá exposição de estudantes, professores e empresas, alusivas à Indústria 4.0. Já a programação de palestras ficou assim definida:

9h – “Evolução Tecnológica, Transformação Digital, Ciência de Dados e a Indústria 4.0” – José Roberto Castilho Piqueira (Fundação para o

Desenvolvimento da Tecnologia e Engenharia).

9h15 – “Big Data Centers e a Indústria 4.0” – Eduardo Mendes (Mendes Holler Engenharia)

9h30 – “Integrar Soluções – O Verdadeiro Desafio da Indústria 4.0” – Nícolas Rosende Rossetto (Ska)

9h45 – “Schaeffler To Schaeffler” – Antônio de Campos Junior (Schaeffler)

10h – “Manufatura Aditiva e Realidade Virtual” – Rafael Lemes Rodriguez; Henrique T. Oliveira e Willians L. Santos.

10h15 – “Indústria 4.0 – Uma Jornada em que Devemos Embarcar” – Marcelo Marcomini (Flex)

10h30 – “A Importância da Inovação nos Processos de Facilities e Manutenção Industrial” – Renato Rosseto Junior (Verzani & Sandrini)

SERVIÇO

9º Workshop – Integração de Tecnologias e Aplicações na Indústria 4.0

Quando: Nesta quarta-feira, 6 de novembro

Horário: 8h30 às 12h30

Onde: Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília

Inscrições: http://bit.ly/2IR5Y3s

Informações: (15) 99768-5897

De graça