30/9/2019 - Sorocaba - SP

Parque Ouro Fino ganhou 30 árvores em ação com a comunidade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Parque Natural Ouro Fino, localizado na Zona Oeste de Sorocaba, ganhou 30 árvores de espécies nativas, como aroeira e pitanga, na manhã deste sábado (28). Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a ação de plantio contou com a participação da Ofebas e de 50 pessoas da comunidade local.

O plantio fez parte da programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e das atividades ligadas à conservação e promoção da arborização urbana, com o objetivo de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba.

Além de embelezar o local, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

Para o plantio, a equipe de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente providenciou toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro municipal, até a utilização de tutores e insumos.

No Brasil, o Dia da Árvore foi instituído pelo então presidente Castello Branco, através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

O Parque Natural do Ouro Fino está localizado na rua Alexandre Caldini, 265, no Jardim Ouro Fino. A entrada é gratuita.

whatsapp-image-2019-09-28-at-103059