9/9/2019 - Sorocaba - SP

Parque de Sorocaba ganha 31 árvores com ação ambiental que uniu pais e filhos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em torno de 300 pessoas, entre pais e crianças da Escola Chácara Viva a Vida, participaram na manhã deste sábado (7) do plantio de 31 árvores no parque do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados. As crianças aprenderam sobre a importância das árvores e como fazer um plantio para então colocar as mãozinhas na terra.

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade abriu a programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). “Unir o plantio de árvores em nossa cidade com a participação da comunidade é fundamental. A adesão foi ótima. Teremos outros eventos como esse durante o mês de setembro e convido a população a participar”, declarou o secretario do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, que prestigiou o evento.

A ação faz parte das atividades de Educação Ambiental ligadas à conservação e promoção da arborização urbana, com o objetivo de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba.

Antes do plantio, a equipe de Educação Ambiental da Sema realizou uma oficina de plantio, ensinando as crianças a maneira correta de plantar. Em seguida, as turminhas se dividiram e botaram a mão na terra e, para finalizar, ajudaram a regar as mudas. O espaço ganhou exemplares de pitanga, goiaba, araçá, quaresmeira, ipê branco, ingá, entre outras espécies.

“Se tem uma pessoa feliz no mundo neste momento essa pessoa sou eu”, declarou a diretora da escola, Kátia Cristina Vergílio Scanavez. “Muito bom realizar essa ação com a Secretaria do Meio Ambiente. A nossa escola já tem uma preocupação com a formação humana dos alunos. Agradeço a secretaria por nos atender prontamente”, elogiou.

Antes e depois do plantio, as famílias também aproveitaram o playground do parque, desfrutando de momentos de lazer em contato com a natureza. “Foi maravilhoso e isso não para por aqui. Vamos fazer visitas e acompanhar o crescimento da árvore”, garantiu Eduardo Gossi, morador do Vivendas do Lago, que junto com a esposa Silvia Gossi, acompanhou o filho Matheus, de quatro anos de idade, no plantio.

Para a ação, a equipe de Gestão Ambiental da Sema providenciou toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, até a utilização de tutores e insumos.

 

Dia da Árvore

No Brasil, o Dia da Árvore foi instituído pelo então presidente Castello Branco, através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

Além de embelezar o local, a arborização desempenha um papel importante no controle da poluição atmosférica, absorvendo partículas de poeira e de poluentes. As árvores também são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

A programação completa em comemoração ao Dia da Árvore pode ser conferida no link: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/dia-da-arvore-sera-comemorado-em-sorocaba-com-programacao-especial/.