5/6/2019 - Sorocaba - SP

Parque da Biodiversidade oferece visitas gratuitas monitoradas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

6

O Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves”, primeira unidade de conservação florestal coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) de Sorocaba, está com inscrições abertas para as visitas monitoradas no local. As atividades cumprem tanto com o caráter técnico e científico, quanto com o ecoturismo e lazer.

Com mais de 60 hectares preservados de vegetação da Mata Atlântica, o Parque da Biodiversidade possui três trilhas – de diferentes distâncias e níveis de dificuldades – com o intuito de proporcionar experiências de Educação Ambiental aos visitantes. Estão catalogadas em seu território mais de 150 espécies de animais e cerca de 65 espécies arbóreas diferentes, além das nascentes de águas encontradas durante os trajetos.

O programa de visitação monitorada, coordenado pela Sema, disponibiliza, por meio do contatoparquedabio@sorocaba.sp.gov.bra solicitação de acompanhamento gratuito das equipes de instrutores. As atividades acontecem nas quintas-feiras a tarde ou sextas-feiras pela manhã, e recebem de 15 a 40 pessoas por visita.

Estando na categoria de Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), a unidade segue às diretrizes de uso público estabelecidas pelo mesmo órgão, focando suas atividades na conscientização sobre o impacto da ação humana no ecossistema e promovendo ações de recuperação de áreas degradadas. Além disso, o parque também atrai desenvolvimento de pesquisas científicas realizadas em parcerias com universidades da região.

O Parque da Biodiversidade foi inaugurado em 2013 como o primeiro espaço a receber atribuição de Unidade de Proteção Integral dentro dos limites de Sorocaba pelo Snuc, cumprindo à função de proteger a fauna e a flora da região, assim como os afluentes do Rio Sorocaba. “O Parque da Biodiversidade proporciona atividades educativas voltadas à preservação ambiental, com trilhas monitoradas e atividades diferenciadas para aproximação do visitante com a natureza”, comenta o secretário da Pasta, Jessé Loures.

O Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, nº 11.500, Altos do Itavuvu.
Acesso pela Rodovia Castello Branco (logo após o Parque Tecnológico) ou pela Avenida Itavuvu (próxima a rotatória do SAAE).

Muito Mais Por Sorocaba!