7/1/2011 - Sorocaba - SP

Parceria entre Prefeitura de Sorocaba e Senac garante capacitação para mais de cem jovens em 2011

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), e o Senac-Sorocaba vai garantir capacitação gratuita para mais de cem jovens sorocabanos entre 16 e 29 anos a partir de 2011. As vagas são para quatro cursos: Programa Educação para o Trabalho (PET), Recepcionista de Eventos, Empreendedor em Pequenos Negócios e Time do Emprego, este último oferecido em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert). Os cursos serão oferecidos nas unidades do Território Jovem do Jardim Ipiranga e do Nova Esperança.

Essa será uma ótima oportunidade para os jovens da nossa cidade se qualificarem para tentar uma vaga no mercado de trabalho. Sabemos que essa é uma fase difícil para eles e nós queremos dar condições desses jovens evoluírem e assim conseguirem, em muitos casos, o seu primeiro emprego”, explica a secretária da Juventude (Sejuv).

As inscrições tem início a partir da próxima segunda-feira, dia 3. Os interessados devem se inscrever na unidade onde será oferecido o curso. O prazo termina no dia 15 de janeiro.

Para os cursos oferecidos em parceria com o Senac (Programa Educação para o Trabalho, Recepcionista de Eventos e Empreendedor em Pequenos Negócios), os interessados devem levar o seguintes documentos: cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de escolaridade (Histórico Escolar ou certificado), cópia do comprovante de renda (do pai ou mãe ou responsável): em caso de desemprego, cópia da carteira profissional (página da foto, qualificação civil e último registro); em caso de estar trabalhando com registro em carteira: cópia da carteira profissional (página da foto, qualificação civil e último registro) e cópia do último holerite; em caso de trabalho autônomo: cópia da carteira profissional (página da foto, qualificação civil e último registro) e uma carta de próprio punho descrevendo função e renda mensal.

Já para os interessados em se matricularem para o Time do Emprego, é necessário levar no momento da inscrição o RG e o CPF. Além disso, para participar desse curso, o interessado deve ter idade mínima de 16 anos, estar há mais de seis meses desempregado ou ser candidato ao primeiro emprego.

Time do Emprego

O Time do Emprego será oferecido no Território Jovem do Jardim Ipiranga de 19 de janeiro a 23 de fevereiro. Os encontros acontecerão às quartas-feiras, das 14h às 17h. De acordo com a Sejuv, são 25 vagas.

Desenvolvido pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), em parceria com o Governo do Estado, o curso é considerado pela Secretaria de Relações do Trabalho como o melhor programa de inclusão no mercado de trabalho. O objetivo é promover a orientação profissional e oferecer apoio ao jovem na busca do seu primeiro emprego.

Por intermédio de seus monitores, o programa desenvolve junto aos participantes vários temas voltados para o desenvolvimento e reconhecimento de competências e potencialidades. Lá, eles são preparados para participar de entrevistas de emprego, aprendem a elaborar um currículo, a preencher formulários, a fazer um planejamento financeiro, recebem noções de comportamento, a reconhecer suas habilidades, além de trocar experiência com os colegas.

Programa Educação para o Trabalho

O Programa Educação para o Trabalho é um curso gratuito que prepara os jovens para o mercado de trabalho e será oferecido no Território Jovem 33, do Nova Esperança. As aulas vão acontecer de 21 de fevereiro a 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Ao todo, serão 30 vagas.

Criado pelo Senac São Paulo, o projeto tem como proposta capacitá-los para os desafios de uma nova cultura de trabalho. O programa surgiu como resposta à demanda social observada no país por melhor qualificação dos jovens que desejam ingressar em um mercado cada vez mais exigente e seletivo.

Com 330 horas de duração, o Programa Educação para o Trabalho oferece oficinas temáticas de saúde e qualidade de vida, apresentação pessoal, comunicação, atitude empreendedora, tecnologia das transações, recepção e atendimento a clientes, e informática. Durante o tempo em que integram o programa, os jovens ainda são orientados sobre as principais características e exigências do mercado.

Curso de Empreendedor em Pequenos Negócios

O curso de Empreendedor em Pequenos Negócios vai acontecer no Território Jovem do Jardim Ipiranga, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. As aulas terão início no dia 15 de fevereiro.

Ao final do curso, previsto para o início de julho de 2011, serão 25 jovens capacitados a elaborar o plano de negócios para um empreendimento de geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável.

Recepcionista de Eventos

Já o curso de Recepcionista de Eventos vai acontecer no Território Jovem 33, do Nova Esperança, às segu