21/3/2011 - Sorocaba - SP

Orquestra Sinfônica de Sorocaba recebe o violinista Claudio Micheletti

da assessoria

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba se apresenta nos dias 27 e 31 de março com o violinista Claudio Micheletti, na Sala Fundec. Um dos destaques do concerto é a apresentação da suíte “Mamãe Gansa”, de Maurice Ravel, com suas cinco músicas.

O programa começa com a abertura da ópera “A Noiva Vendida”, de Bedřich Smetana, segue com a suíte “Mamãe Gansa”, de Ravel, e com “Duas Danças Eslavas, op. 46”, de Antonin Dvorak.

O violinista Claudio Micheletti integrará a orquestra como solista para tocar o “Concerto nº 3 em Sol Maior para violino e orquestra”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e para encerrar a apresentação com “Tzigane”, de Maurice Ravel.

Mamãe Gansa

A suíte “Mamãe Gansa” tem cinco atos inspirados em histórias infantis de Charles Perrault, como “A Bela Adormecida” e “O Pequeno Polegar”. A peça foi originalmente escrita para piano, entre 1908 e 1910, e arranjada para orquestra em 1911, pelo próprio compositor. Na época, Maurice Ravel dedicou-a para Mimi e Jean Godebsky, filhos de dois grandes amigos.

Violinista convidado

Cláudio Micheletti iniciou os estudos na Escola de Música de Piracicaba, em 1988. Entre 1989 e 2002 teve aulas com Elisa Fukuda, uma das fundadoras da Camerata Fukuda. Em 2000, graduou-se em violino pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Em 2004, formou-se na Liszt Ferenc Academy of Music, em Budapeste (Hungria).

Micheletti também ganhou o concurso Jovens Solistas da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), e Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório por três anos consecutivos, além de conquistar o II Premio do X Concurso Eldorado de Música Erudita-1999.

O violinista foi membro do Quarteto Camargo Guarnieri, com o qual gravou um álbum de músicas brasileiras. Também atuou como solista nas orquestras Osesp, Camerata Fukuda, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara Brasiliana, Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara da Unesp, entre outras.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba

Dias 27 e 31 e março

Horário: 18h e 20h

Ingressos: R$ 2,00

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, nº 73, Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Site: www.fundecsorocaba.com.br