21/1/2011 - Sorocaba - SP

Orquestra Sinfônica de Sorocaba inicia a temporada 2011

da assessoria

Os primeiros concertos do ano serão realizados nos dias 27 e 30 de janeiro

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba inicia o ciclo de apresentações de 2011 com dois concertos neste mês de janeiro: nesta quinta-feira (27), às 20h, e no domingo (30), às 19h. As apresentações serão realizadas na Sala Fundec.

Com regência do maestro Eduardo Ostergen, a orquestra tocará duas sinfonias de Wolfgang Amadeus Mozart. As obras serão executadas por inteiro, com todos os seus movimentos.

Na abertura, o público ouvirá “Sinfonia Concertante em Mi bemol maior para sopros e orquestra Kv 297”. Em seguida, a orquestra brindará o novo ano com a “Sinfonia Nº 39, em Mi bemol maior Kv 543”.

A apresentação terá a participação de quatro solistas: Gilmar de Campos (oboé), Luciana Silva (clarinete), Altair Venâncio Braz (fagote) e Rafael Proença (trompa). Todos eles são professores da Fundec.


Sinfonia concertante

As duas obras das apresentações de janeiro são sinfonias concertantes. Uma sinfonia concertante, como o próprio nome diz, tem características de sinfonia e de concerto. Ou seja, apesar de ser um concerto, que conta com a participação de solistas, a obra é uma sinfonia, que soa como se a orquestra fosse uma única voz.

O formato musical surgiu na Era Clássica (entre 1750 e 1830 d.C.) e tem como principais representantes as obras de Mozart. Também é possível encontrar sinfonias concertantes em trabalhos de compositores eruditos do século XX, como George Enescu, Serguei Prokofiev, e Peter Maxwell Davies.

Homenagem

O maestro Eduardo Ostergren, regente titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, esteve nos Estados Unidos em dezembro, onde recebeu uma homenagem da Orquestra Sinfônica de Lafayette, no estado de Indiana.

Ostergren foi diretor artístico e regente titular da orquestra de 1978 a 1993. Na homenagem, foi exibido um documentário sobre sua trajetória profissional.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Sorocaba

Dias: 27 e 30 de janeiro

Horário: 20h e 19h

Ingressos: R$ 1,00

Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, nº 73, Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Site: www.fundecsorocaba.com.br