A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), anuncia nesta quinta-feira (12) a volta do Programa Médico da Família e inaugura sua nova sede, que passa a funcionar em conjunto com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A cerimônia acontece às 9h, na Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, nova sede do Programa. Durante o evento, também serão entregues três carros novos que irão reforçar a assistência do programa.

A nova sede está situada onde funcionava o Palácio da Cidadania. A partir de agora, o local passa a ser coordenado pela Secretaria da Saúde (SES). O local é de fácil acesso e tem vagas de estacionamento para melhor atender os cidadãos que necessitem fazer retiradas de receitas e materiais de enfermagem.

O secretário da Saúde e um dos pioneiros na implantação do programa, Ademir Watanabe, conta que ao implantar o serviço no ano de 1999, Sorocaba se tornou uma referência e uma das maiores assistência para acamados do Brasil chegando a ter 1500 pacientes. “Pacientes que não conseguiam ter acesso ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, começaram a ser assistidos com o foco na recuperação de cada um. Na minha época, o programa me marcou muito pela assistência oferecida de forma humanizada às famílias de pacientes paliativos, inclusive os oncológicos.”, conta. Em 2014, o Médico da Família acabou em Sorocaba e a cidade contou apenas com o SAD, que faz parte do programa federal Melhor em Casa.

Atualmente, o SAD possui cerca de 700 pacientes assistidos e o foco principal de atendimento são as pessoas com pós-internação, pacientes que realizaram instalação de novos dispositivos (sondas e traqueostomia), AVC recente (derrame cerebral), pacientes oncológicos e indivíduos em recuperação pós-cirúrgica. O acesso ao serviço é feito por meio do telefone 156 ou via Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e hospitais. Isso, desde que o paciente não resida em áreas que são atendidas por um outro programa, o de Estratégia em Saúde da Família (ESF).

Conforme a necessidade de cada paciente, o programa dispõe dos seguintes profissionais para atendimento: médico; enfermeiro; técnico de enfermagem; dentista; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; fonoaudiólogo; assistente social e psicólogo. As equipes realizam visitas das 7h às 22h.

Com a volta do Médico da Família, a cidade retomará o atendimento dos casos menos complexos de pacientes que possuem dificuldade de acessibilidade até uma UBS. Essa ampliação na assistência ocorrerá de forma gradativa seguindo corretamente todos os protocolos e requisitos de atendimento.

Carros novos para o serviço

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e o Programa Médico da Família receberam três carros novos para fortalecer a assistência aos pacientes na manhã desta quinta-feira (12). Os veículos locados são da marca Hyundai, modelo HB20 1.0, de cor branca e ano 2020/2020. O contrato de locação da frota dos veículos foi firmado com a empresa CS Brasil Frotas, com duração de 24 meses. Cada automóvel tem um custo de R$ 1.008,10/mês. Esses veículos fazem parte da ampliação de frota feita pela Prefeitura de Sorocaba em fevereiro deste ano. O valor que é pago no contrato atual de locação sofreu uma redução de mais de 50% em comparação com o contrato anterior.