4/2/2011 - Sorocaba - SP

Médico recebe votos de congratulações na Câmara Municipal

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

O gastroenterologista Eduardo Kutchell, introdutor da cápsula endoscópica em Sorocaba, recebeu a homenagem por iniciativa do vereador Luis Santos (PMN)

Responsável pela introdução em Sorocaba da cápsula endoscópica, uma nova tecnologia para analisar problemas no intestino, o médico gastroenterologista Eduardo Kutchell recebeu votos de congratulações na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira (3). A iniciativa foi do vereador Luis Santos (PMN), que ressaltou a importância do procedimento para a população do município, uma vez que se trata de um diagnóstico pouco invasivo, que não causa os mesmos desconfortos de uma endoscopia comum.

Antes de ser implantado no município pelo médico Eduardo Kutchell, o procedimento diagnóstico não era feito em Sorocaba, obrigando os pacientes do município a se deslocarem até São Paulo. "Todo avanço científico em nosso município merece o nosso total apoio, sobretudo, quando esse avanço é em prol da saúde dos sorocabanos”, ressalta o vereador lembrando que Eduardo Kutchell mora em Sorocaba há onze anos onde atende também pacientes de outras cidades que acompanham o seu trabalho.

Ao conceder os votos de congratulações ao médico Eduardo Kutchell, o vereador Luis Santos ressaltou: "Infelizmente, ocorrem alguns fatos no nosso município que nos entristecem, porém há trabalhos muito importantes e atitudes dignas que nos alegram e merecem o nosso reconhecimento, pois engrandecem Sorocaba e servem de exemplo para outras cidades. Essa é uma delas".

A cápsula endoscópica é uma microcâmara do tamanho de uma cápsula de vitaminas, capaz de tirar três fotos por segundo, totalizando mais de 100 mil fotos durante as 11 horas, aproximadamente, em que permanece no organismo. Nesse período, a pessoas pode realizar normalmente suas atividades diárias. As imagens captadas pela microcâmara são transferidas para um programa de computador e podem ser analisadas pelo médico como se fosse um vídeo do intestino delgado.