7/11/2018 - Sorocaba - SP

Mais de 300 pessoas concorrem às vagas para cursos profissionalizantes da Uniten

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

dsc7199

Mais de 300 pessoas que estão em busca de uma qualificação profissional se inscreveram na manhã desta terça-feira (06) para as vagas disponíveis nos cursos gratuitos abertos pela Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), ligada à Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedeter), da Prefeitura de Sorocaba. Os cursos serão realizados em parceria com a TT Steel do Brasil, Plastic Omnium e da Vezo – Instituto de Moda.

Nesta edição, foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 20 para Operador de Empilhadeira, 20 para Metrologia/Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico e 60 para Noções Básicas em Reparos de Costura.

Rodrigo Ferreira, de 36 anos, foi o primeiro a chegar, às 18h da tarde de segunda-feira (05), permanecendo cerca de 15 horas na fila, até a abertura dos portões. “O curso é muito concorrido, eu já tentei outras vezes, mas cheguei muito tarde e não consegui, por isso hoje eu me preveni”, conta Ferreira, que está desempregado há 3 anos e busca uma colocação dentro da área industrial.

Outro que chegou cedo para se inscrever nos cursos da Uniten foi Walter Rodrigues, de 40 anos, que, mesmo chegando às 2 horas da madrugada desta terça-feira enfrentou com fé as 60 pessoas que já estavam a sua frente. “Eu estou desempregado há 6 meses, e desde então fui procurar emprego e qualificações, pois não posso ficar sem trabalhar, eu sou casado, tenho filhos para pagar pensão, então, acredito que com algum curso da Uniten eu possa estar mais preparado e conseguir não só um trabalho, mas condições melhores dentro dele”, contou Walter.

De acordo com Rodrigo César de Oliveira, Chefe da Seção de Qualificação e Requalificação Profissional da Sedeter, a área de Operador de Empilhadeira é uma dos mais requisitadas pelas empresas e, consequentemente, um dos cursos mais procurados. “Por conta disso, esses cursos acabam atraindo mais homens e também mulheres”, explica Rodrigo.

Esse é o caso da Karina Aparecida, de 34 anos, que está desempregada há 3 anos. “Eu quero voltar para a área da indústria, já trabalhei com logística, mas quero ser efetivada, por isso eu vim buscar o curso da Uniten”, declarou.

As aulas para os cursos terão início gradativamente na própria sede da Uniten (Vila Barão), e os candidatos que foram classificados não poderão ter nenhuma falta durante o curso correndo o risco da perda da certificação.

A Uniten está localizada à Av. Gal. Osório, 1.040, Altos do Trujillo, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre os cursos podem ser conferidas no site www.sorocaba.sp.gov.br/uniten ou pelos telefones (15) 3316-1634 e 3316-1636.