18/3/2011 - Sorocaba - SP

Maior ponte viária da cidade interligará Zona Industrial ao Parque das Laranjeiras

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O prefeito Vitor Lippi assinou nesta semana o contrato com a empresa responsável pela construção de uma ponte dupla que passará sobre o rio Sorocaba, interligando as avenidas Tadao Yoshida e Ulysses Guimarães. As obras integram o programa “Sorocaba Total”, com o objetivo de facilitar o trânsito entre a Zona Norte e a Zona Industrial. As obras devem começar nos próximos dias, devendo se estender até o final do ano.

A ponte contará com duas pistas paralelas e ciclovia, e será a maior localizada na área urbana da cidade, percorrendo aproximadamente 180 metros de extensão, com altura variando ente 30 e 40 metros. A pista do lado esquerdo terá 14,2 m de largura, enquanto a pista da esquerda terá 13 m. 

 

Cada uma das pistas terá sentido único de direção com nove metros de largura, divididos em três faixas para circulação de veículos e ciclovia. De forma comparativa, a ponte de acesso da Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) à Av. Dom Aguirre conta com cerca de 170 metros de extensão. O vão da ponte é de aproximadamente 180 m de altura.

Segundo o prefeito Vitor Lippi, o projeto da nova ponte utilizou recursos modernos de engenharia, o que permitirá uma redução nos custos da obra. Um destes exemplos será a montagem da estrutura da ponte com aterro armado, mesma técnica construtiva empregada nos novos trechos da pista das rodovias Imigrantes e Castello Branco.