1/12/2010 - Sorocaba - SP

Laço vermelho e testes de HIV marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta quarta-feira, 1º de dezembro, não passará em branco em Sorocaba. Aliás, desde segunda-feira (29) a data é lembrada na Praça Coronel Fernando Prestes, onde os Ônibus da Mulher e do Homem realizam gratuitamente os testes às pessoas interessadas.

O grande laço vermelho inflável, símbolo desta data, estará nesta quarta-feira, a partir das 9h, em frente à Usina Cultural “Ettore Marangoni”, na margem direita do rio Sorocaba. O objetivo é chamar a atenção do sorocabano sobre a data e, ainda, levar a população a uma reflexão sobre a importância da prevenção e da realização do teste de HIV.

Esta semana e até esta quarta-feira, das 8h às 18h, os Ônibus Rosa e Azul intensificam a participação na campanha Fique Sabendo, realizada pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), que incentiva a realização de testes de HIV.

Aliás, ainda nesta quarta-feira, será encerrada a edição 2010 do Fique Sabendo. Quase 700 pessoas já fizeram o teste de HIV na cidade desde o último dia 16 de novembro. Também as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão oferecendo o teste, das 7h às 16h30. O Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) atenderá das 7h às 20h.

Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do Programa Municipal, afirma que todas as pessoas que tenham passado por situação de vulnerabilidade para contaminação do HIV não devem ficar em dúvida. “O teste de HIV é simples, realizado a partir do exame de sangue. O interessado é atendido com privacidade em qualquer uma das unidades onde o exame é realizado”, lembra.