30/9/2019 - Sorocaba - SP

Jardim Botânico reúne público para tratar da importância da preservação das abelhas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

20190929121022

Em torno de 60 pessoas participaram neste domingo (29) do 1º Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão de Sorocaba e Região no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. O espaço ecológico abriu suas portas para promover o conhecimento e a troca de experiência entre os participantes com o objetivo de difundir a importância da preservação das abelhas nativas para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população.

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema) e pelo Grupo de Meliponicultores de Sorocaba e Região, a atividade encerrou a programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e também celebrou o Dia da Abelha (3 de outubro). Esses insetos desempenham um papel fundamental no processo de polinização de diversas plantas, além de oferecer recursos alimentícios e medicinais e prestar serviços ecossistêmicos.

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, fez a abertura do encontro e destacou a importância de se fazer uma lista de espécies nativas de Sorocaba, assim como das árvores, para disseminar a informação entre as pessoas, e também falou da importância de eventos como esse. “Que esse encontro seja o primeiro de muitos. Estamos de portas abertas para promover o conhecimento e fortalecer o trabalho realizado por vocês”, destacou o titular da pasta.

A primeira palestra foi com a Prof.ª Dra. Elaine Cristina M. S. Zacarin, da UFSCar, sobre “Conservação de Abelhas Nativas – Ameaças e Perspectivas”. A profissional, que trabalha desde 1993 com a biologia das abelhas, falou sobre um levantamento das abelhas nativas de Sorocaba feito por alunos da universidade, durante um ano de amostragem, em três espaços: Parque da Biquinha, UFSCar e a Fazenda São Pedro. No total, foram identificadas 117 espécies e 748 indivíduos, sendo que 41 espécies foram encontradas no parque municipal.

Outro ponto abordado foi o declínio da população de abelhas e os principais fatores que ameaçam esses insetos, como a fragmentação e a perda do habitat e o uso de agrotóxicos. Ela também citou pesquisas de brasileiros sobre o tema, que foram publicadas na revista Scientific Reports, uma das mais importantes do mundo.

Outro palestrante foi o “fotógrafo das abelhas”, Sidney Cardoso, que falou sobre o seu trabalho artístico, equipamentos, experiências e prêmios na área. Muitas de suas fotos foram feitas no Jardim Botânico de Sorocaba, mas ele também registra imagem de abelhas em outros parques e áreas verdes, em apiários, meliponários e na sua própria residência. O profissional, que também é biólogo, falou sobre a importância do seu trabalho inclusive para fins científicos.

Para encerrar o encontro, o meliponicultor Valdeci Ramos fez um bate-papo com o público sobre as abelhas sem ferrão, como a jataí, mamangava, borá, mandaguari, entre outras espécies, e alguns mitos em torno do assunto, tratando de hábitos, formas de manejo e instalação de iscas. Além das palestras e do bate-papo, Sidney Cardoso expôs suas fotos para apreciação do público.

O meliponicultor, Henrique Tadeu de Oliveira, de Itapetininga (SP), foi um dos participantes do evento e estava bastante satisfeito. O aposentado cria por hobby algumas espécies de abelhas sem ferrão, como a  mandassaia, iraí e jataí. “Adorei tudo. O último encontro que tivemos foi há dois anos em Salto de Pirapora e quem mexe com as abelhas não pode parar de estudar nunca. Esse evento acrescentou bastante”, contou.

O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.