17/4/2019 - Sorocaba - SP

Intercâmbio UniRio de artes cênicas ocorrerá no Centro de Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

De sexta a domingo (19 a 21 de abril), a população poderá participar do Intercâmbio da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), que contará com roda de conversa, espetáculos, cenas curtas e oficinas realizados por alunos da Escola de Teatro da UniRio. Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão no Centro de Sorocaba.

Realizada pelo Intercâmbio UniRio em parceria com a Trupé de Teatro, a ação conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Bacante Selvagem, Escola de Teatro da UniRio e SCB 28 de Setembro.

O intuito da mostra é de viabilizar a circulação de produções acadêmicas de artes cênicas criadas por meio da integração entre alunos e professores através de grupos de pesquisa, de extensão e/ou de disciplinas. O projeto de extensão é orientado pela Prof. Rosyane Trotta e feito por alunos da Escola de Teatro da UniRio.

A abertura do evento será na sexta-feira, às 17h, com a roda de conversa “Os desafios da Produção Cultural nos interiores e nas capitais” na SCB 28 de Setembro, que contará com Débora Brenga (Trupé de Teatro), Merlin Kern (Oficina Cultural Grande Otelo), Rafael Ferreira (Intercâmbio UniRio) e mediação de Amanda Cristie.

A mostra também contará com espetáculos e cenas curtas. Um deles será “ANA DIAS”, da Trupé de Teatro, que será apresentado na sexta-feira, às 20h, na Praça Frei Baraúna.

A população também poderá participar de três oficinas oferecidas: Tecido em cena, com Roberty Avila; Espaço e Criação, com a Trupé de Teatro; e Introdução a linguagem da Palhaçaria, com os Palhaços de Segunda. Todas as oficinas são abertas ao público em geral e as vagas são limitadas. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no link: https://forms.gle/VSHHcm1Ef8NJ1Law9.

De acordo com a organização do evento, todas as atividades do Intercâmbio UniRio têm entrada gratuita, com contribuição espontânea no esquema de pague quanto puder.

 

 

Programação
Dia 19 de abril (sexta-feira)

Roda de conversa: Os desafios da Produção Cultural nos interiores e nas capitais, com Débora Brenga (Trupé de Teatro), Merlin Kern (Oficina Cultural Grande Otelo), Rafael Ferreira (Intercâmbio UNIRIO) e mediação de Amanda Cristie.
Horário: 17h
Local: SCB 28 de Setembro

Espetáculo: ANA DIAS, da Trupé de Teatro
Horário: 20h
Local: Praça Frei Baraúna

Aftercâmbio: Espaço de convivência entre os alunos, artistas e o público da cidade, com sets da Bacante Selvagem e bar com bons preços a cargo do espaço anfitrião.
Horário: 22h
Local: SCB 28 de Setembro
Dia 20 de abril (sábado)

Oficina: Tecido em cena, com Roberty Avila.
A partir dos estudos iniciados no Projeto de Pesquisa Acadêmica “Tecido em Cena”, que visa a integralização das técnicas teatrais com as técnicas de tecido acrobático, a oficina propõe a utilização do tecido de forma não-suspensa, partindo de conceitos de manipulação corporal e do próprio objeto de pesquisa para criar formas e imagens a partir de improvisações.
Horário: 10h
Local: Trupé de Teatro
Número de vagas disponíveis: 15

Oficina: Espaço e Criação, com a Trupé de Teatro.
Baseada na pesquisa que a Trupé de Teatro vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos acerca de Espaços Vivos e Criação Cênica, a oficina buscará abrir um breve espaço de experiência, reflexão e debate entre os processos criativos e as interferências e atravessamentos do Espaço que se ocupa, o Espaço que atravessa a criação e a criação que atravessa o Espaço.
Horário: 14h
Local: Trupé de Teatro
Número de vagas disponíveis: 20

Espetáculo: Treinada Olímpica, com Thallita Flor.
Horário: 16h
Local: Praça Santa Cruz da Composição

Mostra de cenas curtas: Quedas, Objeto Silêncio, Cambar, A Bailarina e o Pianista, Deusa e Vamos chamar o vento.
Horário: 19h30
Local: Praça Santa Cruz da Composição e Trupé de Teatro

Aftercâmbio: Espaço de convivência entre os alunos, artistas e o público da cidade, com sets da Bacante Selvagem e bar com bons preços a cargo do espaço anfitrião.
Horário: 22h
Local: SCB 28 de Setembro

 

Dia 21 de abril (domingo)

Oficina: Introdução a linguagem da Palhaçaria, com os Palhaços de Segunda.
Surgida a partir da pesquisa e vivência do Grupo Palhaços de Segunda, atuante há um ano e meio com uma metodologia colaborativa, a oficina visa compartilhar exercícios de repertório construídos coletivamente para que ocorra uma troca mútua entre o grupo e os inscritos através de jogos e improvisações.
Horário: 10h
Local: Trupé de Teatro
Número de vagas disponíveis: 15

Mostra de cenas curtas: Kura, Caravana, A Tempestade, Hora de dormir, Maré, Siamesa e A Rede.
Horário: 18h
Local: Praça Santa Cruz da Composição e Trupé de Teatro

Espetáculo: O drama em que estamos suspensos, com Amanda Cristie, Ana Rosa Oliveira e Igor Ramos.
Horário: 20h
Local: Trupé de Teatro

 

Muito mais por Sorocaba!