22/7/2019 - Sorocaba - SP

Integrantes do Conselho PcD conhecem logotipo em 3D voltado a pessoas com deficiência

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD) promoveu sua reunião ordinária do mês de julho na manhã desta sexta-feira (19), no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, na Vila Gabriel. Além de debater os assuntos em pauta, os conselheiros conheceram o logotipo do órgão produzido por uma impressora 3D, o que possibilita que ele seja conhecido também pelos pelos cidadãos com deficiência visual.
 
As impressoras 3D – três dimensões – funcionam de forma similar às impressoras convencionais. Porém, em vez de imprimir papéis, o equipamento produz objetos físicos a partir de um modelo digital gerado em computador, com rapidez e precisão. De acordo com a coordenadora de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), Sandra Mara de Moraes, conta que a criação de um logotipo em 3D nasceu a partir de debates no CMPcD, com o objetivo de que “pessoas com diferentes graus de deficiência visual tivessem acesso ao logotipo”.
 
A secretária da Secid, Suélei Gonçalves, destaca o CMPcD como um dos primeiros do Brasil a desenvolver iniciativa semelhante. “É uma atitude relativamente simples, mas que terá um grande impacto prático para incentivar a participação dos deficientes visuais no desenvolvimento dos programas e políticas públicas, em sintonia com a missão do conselho”, destaca.
 
O CMPcD encomendou então o logotipo em 3D ao Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados Sorocabanos (Ipeas), laboratório mantido pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) no próprio campus. O objeto foi produzido em PLA, uma espécie de plástico biodegradável, compostável e reciclável, gerado a partir do processamento do milho e que não cria resíduos tóxicos. Suas dimensões são 12,6 centímetros de diâmetro de uma aba a outra; 9 centímetros de diâmetro do círculo central; e 1,4 centímetros de altura.
 
A partir de um logotipo do CMPcD desenhado em computador, um programa de informática faz uma modelagem em 3D. Após a finalização do arquivo, o software transforma o modelo desenhado num código, que permite transmitir a informação do computador para a impressora.
 
Muito Mais Por Sorocaba!