8/4/2011 - Sorocaba - SP

Hospitais Psiquiátricos - Comissão que investiga atendimento definirá oitivas

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Presidida pelo vereador Izídio de Brito (PT), os membros da comissão se reúnem novamente nesta sexta-feira

A Comissão do Atendimento Psiquiátrico, que vai investigar denúncia de alto índice de mortalidade nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba e região, vai realizar sua segunda reunião nesta sexta-feira (8), às 9 horas, na sala de reuniões da Câmara Municipal. Presidida pelo vereador Izídio de Brito (PT) e tendo como relator o vereador Luis Santos (PMN), a comissão irá definir as pessoas que deverão ser ouvidas, como diretores de hospitais psiquiátricos e especialistas.

A comissão especial foi formada por iniciativa do vereador Izídio de Brito (PT), com base em estudo realizado pelo Flamas (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba), apresentado aos vereadores na sessão de 3 de fevereiro deste ano pelo professor Marcos Garcia, doutor em psicologia social e professor do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos. 

Segundo o levantamento que motivou a formação da comissão especial, ocorre uma morte a cada cinco dias e meio nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba. A média de óbitos na região é de 16,5 mortes para cada 100 leitos psiquiátricos, enquanto a média nos dois maiores hospitais psiquiátricos do Estado não passa de sete óbitos para cada 100 leitos. O estudo foi baseado em dados do Ministério da Saúde, obtidos pelo sistema Datasus (banco de dados do Sistema Único de Saúde) e SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade). 

Além dos vereadores Izídio de Brito e Luis Santos, a comissão é formada pelos vereadores José Crespo (DEM), Rozendo de Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB).