6/4/2011 - Sorocaba - SP

Hemodiálise - Vereador solicita explicações sobre transporte de pacientes

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

Segundo José Francisco Martinez (PSDB), além das condições precárias, o referido transporte também apresenta constantes atrasos

Veículos com acentos rasgados e molas visíveis são algumas das reclamações feitas pelos pacientes que necessitam de hemodiálise e utilizam o sistema de transporte especial fornecido pela Prefeitura. “As condições precárias dos veículos colocam em risco a própria saúde dos pacientes, pois muitos são diabéticos e qualquer tipo de ferimento pode atrapalhar seu tratamento”, afirma o vereador José Francisco Martinez (PSDB), que apresentou requerimento na Câmara Municipal buscando soluções para o problema.

Segundo o vereador, além das más condições dos veículos, há freqüentes atrasos no atendimento: “Às vezes, os veículos atrasam de duas a três horas para buscar os pacientes e, depois que eles realizam a hemodiálise no hospital, também precisam esperar muito tempo para voltar para casa” – explica Martinez. O parlamentar observa que essa situação é extremamente prejudicial para os pacientes e seus familiares. 

Em seu requerimento, Martinez solicita informações detalhadas sobre o transporte de pacientes que precisam fazer hemodiálise. Entre os vários questionamentos feitos pelo vereador, ele quer saber as razões da demora no serviço de transporte e se os veículos são utilizados para outros fins. Também indaga qual o número de pessoas atendidas por transporte especial e se a Prefeitura recebe verba do Programa Nacional de Apoio aos Pacientes Renais Crônicos e Agudos. 

Martinez também quer saber qual a alternativa de transporte para os pacientes que não dispõem de condução própria e não são contemplados pelo transporte especial. Por fim, o parlamentar questiona a Prefeitura se ela tem uma “política de prioridade para o transporte de pacientes renais crônicos e agudos para que eles possam realizam hemodiálise”.