28/8/2017 - Sorocaba - SP

Frequentadores do Clube do Idoso visitam Cea Rio Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

2015-03-24-cea-rio-sorocaba-ft-emerson-ferraz-034

Vinte pessoas frequentadoras do Clube do Idoso, participarão nesta terça-feira (29), às 15h30, das visitas monitoradas no Centro de Educação Ambiental (Cea) Rio Sorocaba.

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o Cea tem como objetivo principal, a promoção de ações, projetos e atividades educativas com foco na preservação e recuperação do rio Sorocaba.

Com foco de sensibilizar a população sobre a importância do rio Sorocaba, as visitas visam ainda, conscientizar sobre como as ações refletem positivamente ou não no ecossistema, que é presente no dia a dia da população.

Entre as temáticas trabalhadas, estão o ciclo de utilização da água no município, desde a captação na represa de Itupararanga, até o retorno da mesma ao rio Sorocaba, enfatizando o tratamento da água e esgoto, além dos aspectos históricos, sociais, culturais e ecológicos, biodiversidade associada ao rio, aspectos geográficos da micro bacia do rio Sorocaba na área do município, mata ciliar e formação de corredores ecológicos.

Inaugurado em 2015, o Cea Rio Sorocaba oferece visitas monitoradas para escolas públicas e particulares, além de outras instituições interessadas no trabalho educativo. A atividade é gratuita. Para agendar as visitas é necessário entrar em contato através do e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.

 

Doação de mudas

Como forma de estimular o plantio de árvores em quintais e calçadas da cidade, a Prefeitura de Sorocaba disponibiliza para a população, mudas de árvores no Cea Rio Sorocaba.

No momento da doação, o munícipe recebe informações sobre as características de cada árvore, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma delas, atinge, além de informações sobre a maneira correta de se fazer o plantio.

O Cea Rio Sorocaba está localizado na avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e, aos sábados, das 8 às 13h.