15/2/2011 - Sorocaba - SP

Exposição sobre tropeirismo terá abertura nesta quarta-feira

da assessoria

“Tropeiros, mulas e caminhos” traz quadros e poemas do artista Mário Mattos

Uma exposição sobre tropeirismo com 28 telas de Mário Mattos terá início nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, e ficará aberta à visitação no Salão de Exposições da Fundec até 2 de março. A abertura da mostra será realizada nesta quarta-feira (16), às 19h30, com a presença do artista plástico, que apresentará as obras e conversará com o público.

A mostra “Tropeiros, Mulas e Caminhos”, promovida pela Academia Sorocabana de Letras, traz obras que retratam o cotidiano dos tropeiros no Brasil colonial. Além dos quadros pintados a óleo, aquarela e grafite, poemas em sextilhas (com estrofes de seis versos) acompanham as imagens – todos de autoria do artista.

Mário nasceu em Pelotas (RS), trilhou carreira de engenheiro agrônomo em São Paulo e, mais tarde, em Sorocaba, se destacou como pesquisador de história social e econômica, artista plástico e escritor. Participa da Semana do Tropeiro desde a década de 70 e é membro da Academia Sorocabana de Letras.

Mário é autor dos livros “O tropeirismo e a identidade cultural da região de Sorocaba”, publicado pela Academia Sorocabana de Letras, e “Garimpando no Mundo das Trezentas Onças - Leituras de João Simões Lopes Neto”, publicado pela Editora da Universidade Católica de Pelotas. Em 2008, recebeu do “Instituto João Simões Lopes Neto” o prêmio de melhor contribuição ao estudo da obra do autor.

Serviço

Exposição “Tropeiros, mulas e caminhos”

Abertura: dia 16/02, às 19h30

Dias de exposição: 17/02 a 02/03

Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados, das 8h às 12h

Entrada franca

Local: Salão de Exposições da Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, nº 73, Centro)

Telefone: (15) 3233-2220

Site: www.fundecsorocaba.com.br