19/6/2017 - Sorocaba - SP

Especialista norte-americano fala sobre combate às drogas em Sorocaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Ativista apontou acertos na condução das políticas públicas locais

Em passagem por Sorocaba, o ativista norte-americano Ben Bass, considerado um dos maiores especialistas em políticas públicas para o combate à disseminação das drogas e para o tratamento de dependentes de substâncias ilícitas, discorreu sobre a política de prevenção às drogas e acolhimento dos pacientes, promovida pela administração municipal. Ben, que palestrou para um auditório lotado na quarta-feira (14) na Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba, apontou acertos na forma de atuação do poder público local.

“É importante a coragem de fazer a busca ativa, de ir até onde possam existir usuários e que queiram se tratar. Precisar, todos precisam de tratamento, alguns já nem conseguem mais decidir por si, tomados pelo álcool ou por drogas, por isso a recuperação precisa ser individualizada. Existe diferença até na condução e mecanismo de dependência de cada um”, destacou o ativista.

Outro aspecto citado por Ben Bass é quanto ao acolhimento no sistema de recuperação. “Com a procura de ajuda, designamos um acompanhante, uma espécie de padrinho, que é responsável por ligar e conversar com a pessoa ao menos uma vez por semana. Não é monitoramento, ele não está ali para julgar”, destacou Bass que encontrou paralelos entre o seu programa e ações desenvolvidas em Sorocaba. “O caminho é parecido, quase o mesmo, consideradas as devidas proporções, a atenção e humanização no atendimento reflete na recuperação e nós chegamos a índices de até 70% de pacientes que se mantém livres do vício após seis meses conosco”, finalizou o especialista.

A palestra em Sorocaba, efetuada com a ajuda de intérpretes, foi uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba e fez parte das ações de preparação e qualificação dos servidores que atuam no sistema de atenção e busca ativa a pessoas em dependência química. Também participaram do evento membros da Polícia Militar, militantes e ativistas dos direitos dos dependentes químicos.

Sobre Ben Bass

Sofrendo com o alcoolismo por mais de duas décadas, Ben Bass iniciou sua recuperação em 1987. Discriminado e incomodado com a ausência de políticas públicas para os dependentes químicos, logo passou a observar modos como os usuários poderiam ser melhores tratados. Hoje, é diretor executivo da Recovery Alliance de El Paso, do Texas (EUA), e defende o tratamento da dependência química como uma doença crônica, buscando acabar com o estigma em torno dos usuários.