5/12/2018 - Sorocaba - SP

ESPECIAL GCM 31 ANOS: Cerimônia no TMTV marca o aniversário da Guarda Municipal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

12-04-2018-gcm-31-anos-ft-fernando-abreu-160

Uma cerimônia com o Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) lotado marcou nesta terça-feira (04), os 31 anos de existência da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, com a presença de secretários municipais, autoridades civis e militares, o presidente da Câmara, Rodrigo Manga, além de GCMs.

O prefeito José Crespo foi representado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, que destacou o trabalho da corporação. “Hoje, a guarda comemora 31 anos, uma tropa tão respeitada em Sorocaba, sendo referência em toda a nossa região. Nós nos enchemos de orgulho, e falo aqui em nome do nosso prefeito José Crespo do respeito que temos a essa corporação”, disse.

Lilian Crespo fez, ainda, uma homenagem especial ao cão Maike – símbolo da guarda municipal -, que morreu recentemente aos 10 anos de idade.  “O Maike sempre foi uma atração à parte dentro da Guarda Municipal, e teve uma função importante como cão terapeuta. Por isso, hoje, não deixaríamos de lembra-lo com saudade e o exemplo deixado de ter sido uma criatura dócil que encantava a todos”, destacou.

Já o secretário da Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Jeferson Gonzaga, ressaltou o trabalho feito pela Guarda Municipal de Sorocaba que é hoje uma referência em todo o país, mantendo, inclusive, uma escola de formação de GCMs.

O secretário fez questão de frisar que, onde está um GCMs há segurança para a população. Disse, ainda, que os guardas municipais têm atendido prontamente dentro de suas especificações de trabalho, colaborando com as polícias civil e militar do município, incluindo o Corpo de Bombeiros, no âmbito de suas atribuições. Ao final da cerimônia, os guardas municipais receberam certificados de participação em cursos de formação.

Criada por meio da Lei Municipal nº 2.626 de 4 de dezembro de 1987, na gestão do então prefeito Paulo Mendes, a GCM tem a responsabilidade de proteger e preservar os bens públicos e serviços à população, e vem cumprindo o papel a que lhe foi atribuído.

Conforme determina a Constituição Federal de 5 de outubro de 1988, o GCM deve, sobretudo, proteger os direitos e garantias individuais de cada cidadão, assegurando a garantia da vida, liberdade, igualdade e segurança a propriedade. Sendo assim, o lema “Proteger e Servir” foi escolhido para representar a equipe, demonstrando suas responsabilidades e valores adotados.

Estiveram presentes à cerimônia que marcou os 31 anos da Guarda Civil Municipal de Sorocaba alguns vereadores e as seguintes autoridades: Ten. Cel. Antonio Valdir Gonçalves (Comandante da PM); Ten. Cel. PM Miguel Angelo de Campos (Comandante do Corpo de Bombeiros); Subtenente Flávio Lisboa Afonso (Chefe de Instrução do Tiro de Guerra); Cel. Sandro Zanetti (Chefe da 14ª Circunscrição do Serviço Militar); Delegado José Aparecido Sanches Severo (Diretor do Deinter 7); Marcos Mariano (Comandante da GCM); Cap. Souza Santos (Subomandante do Batalhão de Defesa de Aramar).  Também marcaram presença os secretários municipais Suélei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular); Eric Vieira (Gabinete Central); Fábio Camargo (Habitação e Regularização Fundiária); Luiz Alberto Fioravante (Mobilidade e Urbes);  Cintia de Almeida (Igualdade e Assistência Social); Marcelo Regalado (Fazenda).

#MuitoMaisPorSorocaba