27/11/2017 - Sorocaba - SP

EM “Edemir Antonio Digiampietri” ganha projeto de incentivo à leitura

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com uma grande festa, com música, teatro e contação de história, a Escola Municipal “Prof. Edemir Antonio Digiampietri”, localizada na Vila Barão, ganhou na manhã deste sábado (25) o Projeto Biblioteca de Sonhos. Uma das salas da unidade se transformou num espaço de leitura, prazeroso, rico em cores e, principalmente, de livros.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), a ação visa fortalecer e estimular ainda mais o desenvolvimento da leitura nos alunos da rede municipal, levando as crianças a sonharem com novas oportunidades e um mundo melhor.

“Estamos extremamente felizes, fechamos com chave de ouro 2017. A Biblioteca de Sonhos vai integrar o projeto dos nossos sonhos para esta escola, que é o que estamos idealizando, porque acreditamos piamente na necessidade de dar a esta comunidade o melhor que pudermos em termo de oportunidades”, explica a diretora Maria Aparecida de Oliveira Duarte.

A escola municipal foi contemplada com o projeto, que é desenvolvido por professores e alunos do curso de Pedagogia da Uniso desde 2016. A ideia da instituição é levar livros para as escolas públicas de Sorocaba e região que têm um acervo pequeno e tornar o espaço de leitura mais atraente.

Os estudantes do 5º semestre de Pedagogia arrecadam livros em suas redes de amigos, em empresas e na comunidade. Por meio de uma parceria, a cada livro arrecadado pelos alunos, uma editora doa mais um volume para o projeto. E com os livros arrecadados os futuros pedagogos montam novas salas de leitura nas escolas municipais de Sorocaba.

De acordo com o pró-reitor acadêmico da Uniso e secretário executivo da Fundação Dom Aguirre, Rogério Profeta, este trabalho é fundamental para a Uniso, já que ela é uma universidade comunitária. “A participação dos nossos alunos melhora muito a compreensão deles sobre a realidade social da nossa cidade. Ganha nossos alunos e ganha as escolas atendidas pelo projeto”, ressaltou.

Durante o evento, as crianças da escola também apresentaram seus trabalhos realizados através do projeto Sala de Leitura, realizado pela unidade. Quem estava feliz com a novidade foi a aluna Gabriela Steffany da Silva Lima, do 4 ano. “Eu gostei muito, porque eu nunca vi estes livros aqui e é muito bom ter eles para ler. A sala ficou bonita, gostei de tudo”, contou.