17/4/2019 - Sorocaba - SP

Em 4 dias, Sorocaba imuniza mais de 5 mil pessoas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Até às 17h da última segunda-feira (15), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), imunizou 5.415 pessoas na cidade. O público prioritário que mais se vacinou foi a de crianças de seis meses a menores de seis anos (4.065), seguido das gestantes (1.159) e por último, as puérperas (191). A vacinação segue até o dia 31 de maio nas 32 Unidades Básicas de Saúde. 

A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra a gripe se estenderá para pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas, e profissionais da área de Saúde. O endereço e horário de funcionamento das UBSs pode ser conferido através do link – http://saude.sorocaba.sp.gov.br/ .

 

Composição da vacina

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para a temporada de 2019 do hemisfério sul, cada dose da vacina influenza, contem cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A dose é composta por trê cepas: Influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, Influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e Influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

 

Medidas de prevenção

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

• Evite tocar a boca e o nariz.

• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.

• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Muito mais por Sorocaba!